A Câmara de Leiria anunciou hoje que a cobertura do estádio municipal será reparada antes do jogo entre a seleção portuguesa de futebol e os Camarões, a 5 de março, após a deslocação de uma placa no topo sul.

«Não existe qualquer tipo de perigo em termos de funcionamento do estádio. É uma reparação que já está agendada há algum tempo, o tempo vai permitir essa intervenção durante esta semana e, portanto, a cobertura estará 100 por cento operacional no dia do jogo», disse Gonçalo Lopes, vice-presidente da Câmara.

Segundo o autarca, eleito pelo PS, a situação ocorreu por ocasião do temporal de janeiro do ano passado, tendo sido acionado o seguro, que realizou uma peritagem.

«Foi muito difícil arranjar uma empresa para realizar este trabalho, que é específico e perigoso, e só há pouco tempo é que se conseguiu arranjar um orçamento de uma empresa capaz de fazer esse trabalho», explicou Gonçalo Lopes aos jornalistas, no final da reunião do executivo municipal, na qual o problema foi suscitado pelo vereador do PSD, Álvaro Madureira.

O vice-presidente da Câmara liderada por Raul Castro sublinhou que «todas as informações técnicas» de que dispõe o município indicam que «aquela deslocação não oferece qualquer tipo de problema em termos de segurança».

«A placa continua fixa, só que não está no sítio certo, é preciso subir lá acima, pô-la no sítio certo e fica o problema resolvido», declarou, acreditando que no final da próxima semana a intervenção estará concluída.

Gonçalo Lopes referiu à agência Lusa que «foram consultadas as empresas que construíram o estádio» - um dos palcos do Euro 2004 -, mas que «não apresentaram uma solução para a respetiva reparação».

«Só agora foi possível, através de um subempreiteiro da empresa que executou a cobertura, ter um orçamento», declarou, garantindo: «Do ponto de vista estrutural a cobertura não apresenta nenhuma anomalia, sendo necessário, apenas, proceder a esta fixação das placas».

O encontro entre Benfica o Sporting, previsto para dia 9, foi adiado dois dias devido aos danos na cobertura do estádio da Luz, palco da final da Liga dos Campeões de 2014, da qual caíram detritos sobre o relvado e sobre as bancadas.