O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou, esta quarta-feira, que Lance Armstrong já devolveu a medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos de Sydney, quase dez meses depois de ter feito o pedido ao ciclista.

Em Janeiro, o COI escreveu a Armstrong a pedir-lhe que devolvesse a medalha na sequência do relatório da Agência Antidoping dos Estados Unidos, que acusou o norte-americano de prática sistemática de doping desde 1998.

«Armstrong enviou a medalha para o Comité Olímpico dos Estados Unidos a 12 de setembro e recebemo-la uns dias depois», afirmou a porta-voz do COI, Nadia Bonjour. A representante acrescentou ainda que a medalha de bronze está guardada num cofre na sede da entidade em Lausanne, na Suíça.

Para o organismo que tutela os Jogos Olímpicos, a devolução da medalha representa «o fim de um triste capítulo do ciclismo».

O Comité Olímpico Internacional decidiu não atribuir a medalha a outro atleta e não quis dar explicações relativamente à demora na recuperação da medalha.