O fim-de-semana que se aproxima vai estar recheado de emoções para os adeptos do futebol. Além do Benfica-Sporting, principal jogo da 4ª jornada da Liga, na Europa e na América do Sul há mais nove derbies com história.
Aqui ao lado, o Barcelona visita o planalto de Montjuic para defrontar o rival da cidade condal, o Espanhol. A rivalidade tem sobretudo origens políticas e sociais. O Barça é a bandeira de uma região inteira e de um sentimento autónomo, enquanto o Espanhol representa os integracionistas, os que defendem que a Catalunha deve fazer parte de um ideal maior, chamado Espanha.
Em Inglaterra, Everton e Liverpool defrontam-se no derby de Merseyside, um duelo calmo apesar de a tragédia de Heysel e da suspensão dos clubes ingleses, por culpa dos reds, ter criado cisões na filosofia da boa vizinhança. Em Milão, Milan e Inter são, há precisamente 100 anos, protagonistas do Derby della Madonnina, depois de alguns dirigentes do Milan Cricket Club terem deixado o clube por discordarem da política de contratação de estrangeiros e fundado a Internazionale.
Na Grécia, o Panathinaikos-AEK é o maior derby e o Panathinaikos-Olympiakos o clássico de todos os ódios, mas o PAOK-Aris, em Salónica, também move multidões. O mesmo acontece em Donetsk, na Ucrânia, entre Shakhtar e Metalurg, e em Montevideu com o Peñarol-Defensor Sporting. No Uruguai, ninguém tem dúvidas de qual é o derby dos derbies, o Peñarol-Nacional, mas esse fica para outro fim-de-semana.
O «Brasileirão», que tem o Fla-Flu no Maracanã como jogo com mais paixões, também promete grandes derbies. Destaque para o Internacional-Grémio, que faz parar Porto Alegre, e também para o Botafogo-Fluminense, o mais antigo do Brasil.
Derbies deste fim-de-semana:
Portugal
[Lisboa] Benfica-Sporting
Espanha
[Barcelona] Espanhol-Barcelona
Inglaterra
[Liverpool] Everton-Liverpool
Itália
[Milão] Milan-Inter
Grécia
[Salónica] PAOK-Aris
Ucrânia
[Donetsk] Shakhtar-Metalurg
Brasil
[Porto Alegre] Internacional-Grémio
[Rio de Janeiro] Botafogo-Fluminense
[S. Paulo] Santos-Portuguesa
Uruguai
[Montevideu] Peñarol-Defensor Sporting