São, provavelmente, os melhores adeptos da África do Sul. Em Bloemfontein, capital jurídica do país, não há «vuvuzelas» nos estádios, nem outras irritações. Apenas muita alegria, apoio incondicional à equipa, coreografias q.b., música contagiante e, de vez em quando, uns jogos... para ver.
«Eles cantam tanto e, normalmente, bebem tanto, que não prestam muita atenção ao jogo. Vão embora cantando e a meio do caminho perguntam: 'Ganhámos ou perdemos?'», conta, divertido, o responsável pelo estádio, em conversa com a Globoesporte.
Fundado em 1969, e renomeado em homenagem ao Celtic escocês, o Bloemfontein nunca ganhou um título em 41 anos, ainda que seja um dos maiores clubes da África do Sul.
«Nunca ganhámos nada. Na verdade, o Celtic só perde, perde, perde... Mas quanto mais nos faz sofrer, mais gostamos dele», garante, com umas gargalhadas à mistura, Pule Malebo, adepto incondicionado do clube de Bloemfontein.
O Celtic tem uma média de 15 mil espectadores por jogo, um número excelente no panorama nacional, ainda mais quando se trata de uma equipa que o melhor que conseguiu desde a criação da liga sul-africana, em 1996, foi um sexto lugar na última época. Na ausência de conquistas dentro do relvado, os adeptos chamam a si o protagonismo e todos os anos são distinguidos como os mais fanáticos.
Conheça os melhores adeptos da África do Sul: