Costinha tem a missão de comandar o Paços de Ferreira na estreia na Liga dos Campeões e pela frente tem um gigante Zenit, que não promete facilidades. O treinador aponta maior favoritismo ao adversário, mas diz que tem uma varinha de condão que poderá fazer alguma magia.

«O Zenit tem 70 por cento de favoritismo. Os 30 por cento têm a ver com a nossa qualidade. Somos um clube pequeno, mas temos jogadores de qualidade», avisa o treinador.

«É um jogo importante frente a uma equipa com um alto orçamento. O salário de um jogador do Zenit paga dois ou três anos do Paços de Ferreira. Mas eles não terão mais vontade de vencer do que nós. Vamos apresentar uma equipa sólida e ambiciosa. Tentamos preparar os jogadores para estarem tranquilos, serenos, mas também para se divertirem, porque esta é uma competição em que os jogadores têm de se divertir», garantiu.

«Esta é uma competição onde apenas normalmente marcam presença jogadores do F.C. Porto, Benfica, Sp, Braga e Sporting, mas o Paços desafiou essas probabilidades e conseguiu chegar e é um momento para aproveitar. Temos de dar a vida durante os 180 minutos por um momento mágico na carreira», disse Costinha.

«A varinha de condão está na nossa atitude. Ser futebolista profissional é preciso mais do que vir apenas ao treino. Essa varinha passa pelo trabalho que nós desenvolvemos».

Questionado sobre qual será a forma para bater o Zenit, o técnico foi pragmático: «É marcar mais golos do que eles». «Às vezes quem fica à espera do empate, quem se defende muito, acaba por sofrer golos. Com a nossa humildade temos de encontrar um caminho que permita a nossa qualificação. Não nos vamos submeter ao Zenit apenas porque tem um orçamento maior do que nós», garantiu.

Costinha espera que o estádio do Dragão sirva de talismã nesta estreia pacense. «Antes do treino olhei em volta e pensei um pouco no meu trajeto aqui como jogador. Se este sentimento do estádio penetrar um pouco no coração dos meus atletas, ainda bem. São estes os palcos que queremos pisar», frisou.

O Paços de Ferreira pisa o relvado do Dragão na terça-feira às 19:45 para a primeira mão do play-off da Liga dos Campeões frente ao Zenit.