Último dia do rali Dakar 2009 com um grande resultado do português Hélder Rodrigues (KTM). O motociclista venceu a 14ª etapa entre Córdoba e Buenos Aires e repetiu a sua melhor classificação de sempre na prova, ao terminar no quinto posto da geral.
Nas motas o triunfo final foi para o espanhol Marc Coma (KTM). O francês Ciryl Després (KTM), vencedor do Dakar em 2007, foi hoje terceir e manteve o segundo posto da geral, a 1h25m38 horas do líder. Coma venceu pela segunda vez esta mítica prova todo-o-terreno.
Nos restantes lusos, Paulo Gonçalves conservou o seu 10º lugar na geral (17º na etapa), ao passo que Pedro Bianchi Prata (BMW) foi 60º e manteve o 30º lugar na classificação geral.
De Villiers (Volkswagen) vence nos automóveis
Nos automóveis, Giniel de Villiers (Volkswagen) foi o grande vencedor do Dakar, com 8m59s de vantagem sobre o norte-americano Mark Miller, seu colega de equipa. O melhor português acabou por ser Filipe Palmeiro, co-piloto do holandês Rene Kuipers (BMW). A dupla acabou em 18º lugar, com Adélio Machado (Toyota) logo depois no 41º posto da geral.
Nos camiões, destaque para o sexto título do russo Vladimir Chagin (Kamaz) .