«Há muito tempo que o Futebol deixou de ser apenas um jogo para se transformar, cada vez mais, num negócio.» A afirmação é uma das notas de abertura do site da Quest ¿ Soluções para o Desporto, empresa organizadora do primeiro curso de direcção desportiva que terminou esta terça-feira.
Ricardo Sá Pinto, Oceano, Dani e Pedrosa são alguns dos formandos da estreia do curso em Portugal, cujo objectivo é «dotar de conhecimentos e técnicas específicas para o desempenho de funções ao nível de um Director Desportivo de Clube Profissional.»
Emanuel Calçada, um dos responsáveis, explicou ao Maisfutebol as origens e os fundamentos da ideia que tomou conta de 51 horas de 38 apaixonados de futebol, ao longo de dois meses. «A ideia não é propriamente nova, porque é algo que já existe lá fora há muitos anos. O curso só é novidade no mercado português. Mas o balanço é extremamente positivo», confidenciou.
De acordo com Emanuel Calçada, o sucesso foi o previsto e desejado. «Como é normal numa estreia, falta sempre qualquer coisinha mas [o balanço] é positivo, por várias razões: tivemos 38 formandos, num curso esgotado e com muitas mais inscrições. Todos os inscritos ficaram satisfeitos com o curso e a organização. Depois, a qualidade dos formadores também deu confiança e garantias. E, por fim, as organizações foram sensíveis ao nosso projecto e, cada uma sob o seu objectivo, pudemos contar com forte apoio da Federação Portuguesa de Futebol, do Sindicato, dos Agentes, da Associação de Árbitros e de Treinadores de Futebol.»
Formação «de luxo» de e para amantes do desporto-rei
A formação está a cargo de nomes como Jorge Silvério, doutorado em Psicologia do Desporto, Carlos Daniel, jornalista, e João Leal, advogado. Como explica Emanuel Calçada, os vários módulos oferecem uma aprendizagem completa. «O curso tem uma formação muito alargada que contempla, resumidamente, aspectos de marketing desportivo, inscrição e transferências de jogadores, psicologia desportiva, relação com os media, etc» pelo que «vale a pena.»
«O curso tem um preço de 1.200€, mas não o considero um custo. Considero um investimento, até pela boa organização, qualidade e experiência dos formadores a quem, noutras circunstâncias, é difícil chegar. E posso dizer-lhe que, em Espanha, um curso destes custa pelo menos 4000€», salienta Calçada.
Inscrições livres mas com primazia a quem está dentro do mundo da bola
Em termos de candidaturas, qualquer pessoa pode tentar a inscrição, mas o número de vagas é limitado. A triagem é feita pela proximidade ao mundo da bola, revela o responsável. «Há pré-requisitos, num sentido de formação desportiva. O currículo desportivo é condição número um para a escolha dos formandos aceites e a formação académica não é fundamental. Qualquer pessoa se pode candidatar, embora a primazia vá para os que têm um melhor currículo e maior experiência no mundo do futebol», esclarece Emanuel Calçada.
Segundo o responsável do curso, está já a ser preparada uma segunda edição, denominada «Formação Específica de Elite - Direcção Desportiva», com início previsto para Setembro. «Estamos a ultimar o envio de convites às chamadas «personalidades», mas posso avançar que o curso do Porto tem já cinco pré-inscrições, feitas através do site, o que demonstra bem o interesse acrescido no nosso projecto», conclui Calçada, também ele docente nesta iniciativa.