Vicente del Bosque, o técnico que conduziu a Espanha a um título mundial inédito, em declarações após a final com a Holanda, disputada no Soccer City de Joanesburgo:

[a falar da visita da Rainha Sofia e dos Príncipes Filipe e Letizia ao balneário] «Foi uma grande alegria. É difícil descrever o ambiente. A Espanha merece este prémio. Estamos muito contentes por poder oferecer este triunfo.»

«É a continuação do trabalho de 2008. Recebemos uma boa herança e procurámos conservá-la. A linha estava traçada, independentemente de incluir um ou outro jogador novo.»

«Estivemos juntos 50 dias, e não tivemos nenhum problema. Todos são campeões. Não devemos individualizar na pessoa do Iniesta, ou do Xavi. Todos merecem.»

[sobre o impacto da derrota com a Suíça, no primeiro jogo] «Foi um encontro muito intenso, algo duro em alguns momentos. A nossa qualificação foi impecável, e a derrota com a Suíça não significava que precisássemos de mudar.»

«Esta final prestigiou o futebol ofensivo, de qualidade. Sentimo-nos orgulhosos por ter participado neste torneio de sucesso, organizado pela África do Sul.»