Casa cheia para o Portugal-Arménia, isso ficou garantido desde já nesta quarta-feira, dia em que a Seleção Nacional voltou a contar com todos. Depois de saudarem o regresso de Anthony Lopes, com festejos a acompanhar o momento, a assinalar a recente paternidade do jovem guarda-redes, os 24 convocados de Fernando Santos continuaram a preparar o jogo de sexta-feira.

Desta vez o selecionador começou por ensaiar movimentos ofensivos e defensivos, no período de 15 minutos abertos à imprensa. Com dois grupos diferentes. No primeiro, a defesa tinha Cédric, Pepe, Bruno Alves e Tiago Gomes, com o apoio de William Carvalho, e um ataque constituído por André Gomes, João Mário, Quaresma, Postiga e Nani. No outro, Bosingwa, José Fonte, Ricardo Carvalho e Raphael Guerreiro, à sua frente Tiago e os movimentos ofensivos a cargo de Adrien, Danny e Moutinho, mais Vieirinha, Éder e Cristiano Ronaldo.

Um treino entretido de resto, com momentos como este, em imagens partilhadas pela Federação. Cristiano Ronaldo a bater Beto numa grande penalidade, e a festejar como se tivesse, vá, ganho a Liga dos Campeões.



Depois, na sala de imprensa, falaram José Fonte e Tiago. O defesa, que chega aqui aos 30 anos e quando é figura em Inglaterra, falou de como não se aposta nos portugueses por cá mas garantiu que não guarda rancores por ter precisado de deixar Portugal. Fonte explicou ainda o sucesso do seu Southampton na Premiership e revelou o sonho de encontrar na seleção o seu irmão mais novo, Rui, jogador do Benfica B. Falou também da Arménia, sobre como jogará o próximo adversário e como vê «grande ambição» no grupo.

Tiago também garantiu que o adversário está bem estudado, a forma como joga e o perigo que representa Mkhitarian, o jogador do Borussia Dortmund que é a grande referência desta Arménia. E disse igualmente que neste início da era Fernando Santos se está «a criar um grande ambiente» na Seleção.

Falava, ainda dos regressos, o seu e não só. E de como os jogadores com mais experiência, como ele, podem ajudar no jogo com a Arménia. A dar tudo até ao fim. Foi assim frente à Dinamarca, recorda: «Acabei o jogo de rastos.»

Na véspera de jogar a seleção sub-21, que tem um particular frente à Inglaterra, por sinal o seu primeiro rival na fase final do Europeu, estiveram de resto em campo os sub-19 portugueses, que entraram a vencer na caminhada para o Europeu da categoria. Foi no Algarve, com Fernando Santos a assistir.
 
 
Publicação de Seleções de Portugal.

Para sexta-feira está reservado o último treino da Seleção A e a conferência de Fernando Santos e também da Arménia, que chegou nesta quinta-feira a Portugal.