Os sonhos começam assim. Quase do nada. Num ápice, um grão de esperança ergue-se e gera uma nova realidade. As probabilidades extravasam a lógica, a ambição toma um papel decisivo na narrativa. É a isso que Nuno Alves se propõe e é essa a caminhada que o Maisfutebol vai acompanhar num diário muito especial.
O jovem algarvio inicia na próxima segunda-feira uma semana de treinos na Academia do Liverpool. Ao final de cada dia, escutaremos as impressões, os anseios, os desabafos de Nuno e passaremos tudo aos nossos leitores.
Quem é Nuno Alves? Tem 15 anos, joga nos iniciados do Esperança de Lagos e deu nas vistas num torneio inter-associações. O departamento de prospecção do Liverpool estava atento e lançou o repto. Nuno é o único português e faz parte de um restrito grupo 25 de candidatos, oriundos dos quatro cantos do planeta.
A viagem para a cidade dos Beatles está marcada para domingo. O adolescente vai sozinho. «Já não consigo pensar em mais nada», exclama Nuno Alves ao nosso jornal. «Acredito nas minhas capacidades. Vou fazer tudo, mesmo tudo, o que está ao meu alcance. Posso vir a ser jogador do Liverpool.»
É esta a ambição que Nuno quer demonstrar aos observadores dos reds e ao próprio Rafa Benítez. O técnico do plantel principal costuma seguir de perto este tipo de testes e faz questão de dar a sua opinião. «O que posso dizer sobre o Liverpool? É um clube famoso, carregado de títulos europeus e jogadores famosos.»
E o ídolo Steven Gerrard ali tão perto
Nascido em Tomar, Nuno Alves chegou com três anos ao Algarve. É sportinguista, chegou a fazer uns treinos nas escolinhas dos leões, mas só conheceu um clube até hoje: o Esperança de Lagos. É um médio-ofensivo de grande talento e um estudante exemplar.
«Ando no nono ano e tenho-me portado bem. Vou só uma semana para Inglaterra e espero voltar lá na próxima época. A família deu-me total apoio. O meu pai diz que é uma oportunidade única. A minha mãe está um pouco preocupado e só quer que tudo corra bem.»
Em Liverpool vai estar perto de um grande ídolo. «Adoro o Steven Gerrard, é um jogador completo», refere, cheio de vontade de conhecer Anfield Road, o mítico estádio do Liverpool. Na próxima quinta-feira, curiosamente, vai jogar lá o Benfica. «Eu chego alguns dias depois. É uma coincidência.»
Os clubes ingleses apostam cada vez mais na contratação de adolescentes. No Liverpool, por exemplo, está Toni Brito; o Chelsea tem Kaby e Mesca; em Old Trafford trabalhou Rico Gomes, actualmente no Stoke City. Rui Fonte, a jogar no V. Setúbal, passou alguns anos no Arsenal.
Agora é a vez de Nuno Alves. Este é o seu primeiro retrato. A partir de domingo, vai poder conhecê-lo muito melhor no diário publicado no Maisfutebol.