O treinador Morten Olsen, de 64 anos, renovou contrato com a Dinamarca por dois anos, apesar de ter falhado a qualificação para a fase final do Mundial-2014, mantendo-se como selecionador até ao final do Europeu de 2016, anunciou hoje a Federação Dinamarquesa de Futebol.

O experiente treinador assumiu o comando da equipa dinamarquesa em julho de 2000, marcando presenças nas fases finais dos Mundiais de 2002 e 2010 e nos Europeus de 2004 e 2012. Falhou a qualificação para o Brasil ao terminar no segundo lugar do seu grupo, atrás da Itália, falhando a possibilidade de jogar o play-off, como aconteceu com Portugal, por ter sido o pior segundo lugar dos nove grupos da fase de qualificação.

«Fico muito orgulhoso com a confiança que a federação coloca em mim e isso é um incentivo para dizer que sim a um novo contrato», referiu o técnico no site oficial da federação dinamarquesa. Olsen disse ainda que é mais um de muitos que ficou aborrecido com o segundo lugar na qualificação, depois de ter conseguido apurar-se diretamente para o Mundial-2010 e para o Euro-2012, em ambos os casos à frente de Portugal.

«Vamos deixar a deceção para trás e usar a nossa experiência de uma forma construtiva para o que temos pela frente», adiantou ainda.

Sob a direção de Morten Olsen a Dinamarca conseguiu 74 vitórias nos 147 jogos disputados, tendo ainda empatado 37 vezes e perdido 36.