Numa semana em que se tem falado tanto de dirigentes em Portugal, por causa do anunciado alargamento da Liga, uma história muito embaraçosa vinda lá de fora. E logo de Inglaterra.

O protagonista da notícia chama-se Dave Richards e é presidente da Premier League. Numa conferência no Qatar sobre segurança no desporto, Richards embalou para um discurso em que acusava a FIFA de ter roubado o futebol à Inglaterra. De caminho, criticou os seus anfitriões por estarem a ponderar banir o consumo de álcool no Mundial 2022. E, no fim, caiu numa fonte de água.

Vamos por partes. Primeiro, o discurso sobre a FIFA e as origens do futebol. «A Inglaterra deu o futebol ao mundo. Deu-lhe o melhor legado que alguém pode dar. Durante 50 anos fomos donos do jogo. Escrevemos as regras, desenhámos os campos e tudo o resto. Depois, ao fim de 50 anos, alguém apareceu e disse: «Vocês são mentirosos.» E roubaram-no. Chamavam-se FIFA. 50 anos mais tarde apareceu outro bando chamado UEFA e roubou um pouco mais.»

Quando lhe disseram que a China também reclama ter inventado o jogo, respondeu assim: «Começou em Sheffield há 150 anos. Começámos o jogo, escrevemos as regras e levámo-lo pelo mundo. Os chineses podem dizer que é dele, mas é dos britânicos e demo-lo ao resto do mundo.»

Quanto ao álcool, Richards dirigiu-se aos responsáveis do Qatar com o argumento de que associar umas cervejas ao futebol é cultural em muitos países ocidentais. «Se não fizerem algo em relação a isso, vão enterrar a cabeça na areia. Mais valia dizer aos adeptos para não virem ao Mundial.»

Posto isto, havia um jantar agendado. Quando se dirigia para o evento, Richards tropeçou e caiu numa fonte que havia no museu onde decorria o evento. Fim de ato.

A cena foi descrita na imprensa inglesa como uma queda numa piscina, acompanhada de insinuações de que Richards teria bebido. Phil Gartside, presidente do Bolton, que estava no local, garante que não. «Íamos a caminho do jantar, por uma área escura de jardim. Havia três fontes. Tinham apagado as luzes. Ele pensava que estava a pisar o mármore, mas pôs o pé na água, caiu e magoou a perna. Alguma sugestão de que tinha bebido é disparate. É um local livre de álcool», contou à BBC.

Resta dizer que a Federação inglesa foi rápida a demarcar-se das declarações do dirigente, defendendo que foram feitas a título individual. E o próprio Richards já veio pedir desculpa «por alguma ofensa que tenha causado».