Mesmo voltando a perder, ao cair do pano, diante do Basileia, o Chelsea tornou-se, nesta terça-feira, a quinta equipa apurada para os oitavos de final da Liga dos Campeões. A equipa de Mourinho junta-se aos já apurados At. Madrid, Barcelona, Manchester City e Bayern Munique. Todas as outras decisões ficaram adiadas para o último dia, numa ronda que serviu também para confirmar que Steaua, Marselha, Áustria Viena e Celtic Glasgow vão ficar fora das provas europeias assim que esta fase chegar ao fim.

Na noite em que o FC Porto complicou ainda mais as suas contas, deixando de estar dependente de si próprio para se apurar, o Arsenal deu um passo importante rumo ao apuramento, vencendo o Marselha, num grupo F em que o Dortmund saiu bem vivo da primeira de duas finais, ultrapassando o Nápoles na corrida à qualificação. Depois do PSG em 1997/98, os italianos correm o risco de tornar-se a segunda equipa da história da Liga dos Campeões a ser eliminada mesmo somando 12 pontos.

Em Glasgow, o Milan afastou fantasmas de uma das piores sequências de resultados da sua história, regressando às vitórias perante um Celtic sem estatuto Champions. Mas a notícia mais relevante veio de Amesterdão, onde o Ajax pôs fim à invencibilidade do Barcelona na era de Tata Martino (sete meses) e se manteve ombro a ombro com o Milan, na discussão pela segunda vaga no grupo. A decisão, entre os dois, está marcada para o próximo dia 11, em São Siro, num dos três jogos «mata-mata» já agendados para o último dia, a par do Nápoles-Arsenal e do Schalke-Basileia.

Todos os RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES da Liga dos Campeões

Ponto da situação

Terça-feira

Grupo E
Basileia-Chelsea, 1-0
Steaua Bucareste-Schalke 04, 0-0

Bastava um ponto ao Chelsea para arrumar o assunto, mas nem isso foi preciso: o empate de Schalke na Roménia carimbou o passaporte dos homens de Mourinho e complicou a vida aos alemães, que caíram para o terceiro lugar. O Basileia confirmou a vitória de Londres e subiu ao segundo lugar, que terá de defender pontuando em Gelsenkirchen. O Chelsea poderá retificar o tropeção assegurando o primeiro lugar, mas terá de ganhar em casa, diante de um Steaua já condenado ao último lugar.

Grupo F
Borussia Dortmund-Nápoles, 3-1
Arsenal-Marselha, 2-0

Depois de ter complicado seriamente a vida na Bundesliga, ao perder o clássico de sábado com o Bayern, o Borussia Dortmund conseguiu manter acesa a chama da Champions: a vitória sobre o Nápoles volta a deixá-los no segundo lugar e, mais importante ainda, dependendo apenas de uma vitória sobre um Marselha já desenganado para confirmar a passagem no último dia. Em maus lençóis ficou o Nápoles, já que mesmo a vitória sobre o Arsenal pode não chegar: se o Dortmund vencer o seu jogo, os italianos têm de bater os ingleses por três golos de diferença para não serem afastados num campeonato a três. E só por isso a vitória dos «gunners», nesta terça-feira, ainda não lhes vale apuramento automático. Mas quase...

Grupo G
Zenit-Atlético Madrid, 1-1
FC Porto-Áustria Viena, 1-1

Ao desperdiçar a oportunidade de vencer em casa o Áustria de Viena, o FC Porto complicou ainda mais uma situação já muito delicada. Mesmo assegurando o mínimo, a passagem à Liga Europa, a equipa de Paulo Fonseca consumou o pior desempenho caseiro de sempre na Liga dos Campeões e está obrigada a vencer em Madrid no último dia. Mas mesmo isso pode não chegar, dado que se o Zenit vencer em Viena os dragões já não saem do terceiro lugar. É verdade que os russos também acusam alguma instabilidade, como ficou patente no facto de só com alguma dose de felicidade terem evitado a derrota, nesta terça-feira, diante de um At. Madrid já apurado, e a poupar muitos titulares.

Grupo H
Ajax-Barcelona, 2-1
Celtic-Milan, 0-3

Já apurado, o Barcelona estava a um ponto de assegurar o primeiro lugar e assim continua. O outro bilhete continua ao alcance de Milan (8 pontos) e Ajax (7), com o Celtic já condenado ao último lugar. Apesar da crise profunda na Série A, a clara vitória em Glasgow dos italianos permitiu-lhes manter a posição de vantagem no grupo, retirando algum impacto à proeza do Ajax, que pôs fim à invencibilidade de sete meses e 25 jogos do Barcelona. Os holandeses garantem no mínimo a Liga Europa e continuam na corrida ao apuramento até ao último dia, com um Milan-Ajax que tem contornos de final e um Barcelona-Celtic que deverá ser uma simples formalidade.

Quarta-feira
(Através do link relativo a cada jogo pode ver informação sobre o histórico de confrontos e o momento das equipas)

Grupo A
Shakhtar Donetsk-Real Sociedad, 19h45
Bayer Leverkusen-Manchester United, 19h45

Jogo grande em Leverkusen, de onde o vencedor, a haver um, sairá qualificado. Se for o Manchester United a vencer garante também desde já o primeiro lugar. Mesmo um empate pode garantir o apuramento de alemães e ingleses, caso o Shakhtar perca em casa com a Real Sociedad. Os espanhóis, com apenas um ponto somado, só alimentam as ténues esperanças de continuarem na luta se ganharam aos ucranianos e o Leverkusen perder com o Bayern.

Grupo B
Juventus-FC Copenhaga, 19h45
Real Madrid-Galatasaray, 19h45

O Real Madrid ficou à porta do apuramento e basta-lhe um ponto frente ao Galatasaray para o garantir, bem como o primeiro lugar. Até pode consegui-lo perdendo, se o FC Copenhaga não vencer a Juventus. Os italianos estão em apuros, no último lugar, mas têm todos os cenários em aberto, tal como turcos e dinamarqueses. Se ganhar e o Galatarasay perder com o Real a Juve até pode terminar a jornada em segundo lugar, mas se perder diz já adeus.

Grupo C
PSG-Olympiakos, 19h45
Anderlecht-Benfica, 19h45

Ronda decisiva também para o Benfica. O PSG adiou o apuramento com o empate caseiro frente ao Anderlecht, mas está a um ponto de se qualificar. Se o Benfica fizer menos pontos que o Olympiakos, está eliminado. A fazer os mesmos pontos, só a vitória de ambos não dita já o afastamento do Benfica. Nesse cenário, o Olympiakos fica desde já apurado e na última jornada o Benfica precisa de golear o PSG, além de torcer para que o Olympiakos pontue com o Anderlecht. Num campeonato a três, todos com 10 pontos, o Benfica estaria sempre em desvantagem.

Grupo D
Manchester City-Viktoria Plzen, 19h45
CSKA Moscovo-Bayern Munique, 17h

O único grupo onde está tudo decidido quanto ao apuramento. Falta decidir o primeiro lugar, que será desde já do Bayern se fizer melhor resultado que o City. O CSKA Moscovo e o Viktoria Plzen lutam pelo terceiro lugar, que garante a presença na Liga Europa a partir de fevereiro.

Os critérios de desempate da Liga dos Campeões:

a) maior número de pontos obtidos nos jogos do grupo entre as equipas em questão;
b) maior diferença de golos nos jogos do grupo entre as equipas em questão;
c) maior número de golos marcados nos jogos do grupo entre as equipas em questão
d) maior número de golos marcados fora nos jogos do grupo entre as equipas em questão;
e) os critérios anteriores aplicados apenas aos jogos entre as equipas em questão
f) maior diferença de golos em todos os jogos disputados no grupo;
g) maior número de golos marcados em todos os jogos disputados no grupo;
h) maior coeficiente de pontos acumulado pelos clubes em questão e pelas respectivas federações nas cinco temporadas anteriores.