O Maisfutebol antecipa o F.C. Porto-Benfica de domingo através dos duelos em perspectiva. Quem leva a melhor? Ao longo dos próximos dias leia argumentos e embirre também.

Irreverência: Já viu Varela jogar, leitor? Não notou uma certa inconsciência? É provável que sim: para ele é só futebol, jogue-se na rua ou em Wembley. Por isso pega na bola, assume o risco, parte para cima do adversário, arrisca mudar o jogo. Por isso também foi o melhor na vitória portista sobre o Benfica na Supertaça. Por isso ainda o ambiente escaldante do Dragão é só mais um estímulo para o melhor Varela.

Três razões para Maxi levar a melhor sobre Varela

Talento: São duas formas opostas de jogar: Varela vive da inspiração e do rasgo, Maxi Pereira alimenta-se de suor e atitude. É certo que a atitude vale títulos, mas neste caso é de um jogo que se fala. Uma linha recta de noventa minutos: um a um. Maxi precisa de hora e meia de acerto constante para ganhar o duelo, Varela precisa de um instante de inspiração. A mesma inspiração que não lhe faltou nos últimos jogos.

Frescura: A jornada europeia ameaça condicionar o Clássico também no duelo entre Varela e Maxi. O lateral do Benfica jogou o tempo todo, num bom plano até. Já Varela descansou. Por isso é provável que se apresente mais fresco. O que no caso de um extremo é fundamental: mais frescura traz mais explosão e mais velocidade. Não é difícil imaginar Maxi Pereira a arrancar umas quantas vezes depois de Varela.