O Atlético Madrid foi ao Estádio Madrigal conseguir uma motivante e polémica vitória sobre o Villarreal (1-0) no jogo que encerrou a 29ª jornada da liga espanhola. Um importante resultado para os colchoneros que, assim, ascendem ao sexto lugar da classificação a apenas três pontos do quarto lugar e do acesso à ambicionada Liga dos Campeões.
Com Maniche fora dos convocados e Zé Castro e Costinha no banco de suplentes, a equipa da capital conseguiu o precioso golo, aos 32 minutos, num lance polémico. Na sequência de um pontapé de canto, Guille Franco ficou lesionado, junto à baliza do Villarreal. A defesa dos da casa conseguiu afastar a bola e subiu em linha, esquecendo o companheiro estendido no relvado que deixou o central Eller em posição legal para, sem oposição, desviar, de cabeça, o cruzamento de Aguero para as redes.
Os protestos dos jogadores do Villarreal foram intensos e estenderam-se às bancadas com muitos adeptos a mostrarem lenços brancos em forma de reprovação à falta de fair-play dos visitantes. O jogo tornou-se mais duro a partir daqui, com os «amarelos» a aumentarem a pressão sobre a área do Atlético que foi recuando na defesa do resultado. Foi neste contexto que Costinha foi chamado a entrar na contenda, aos 71 minutos.
O Atlético contou ainda com uma oportunidade soberana para «matar» o jogo, a cinco minutos do final, quando Robert Pires derrubou Gabi em plena área, num lance em que resultou na expulsão do francês, mas Torres permitiu a defesa de Viera na conversão do castigo máximo e a tensão manteve-se até final.
Resultados da 29ª jornada
Este domingo:
Villarreal-At. Madrid, 0-1
(Eller, 32m)
Espanhol-Real Sociedad, 1-0
(Coro, 58m)
Sevilha-Racing Santander, 0-0
Corunha-Gimnástic, 1-0
(Iago, 58m)
Maiorca-Getafe, 2-0
(Nunes, 64m; Óscar Trejo, 90m)
Recreativo Huelva-Celta Vigo, 4-2
(Muñoz, 36m g.p.; Rosu, 86m e 88m; Cheli, 90m) (Nené, 75m g.p. e 90m)
Levante-Bétis, 1-1
(Descarga, 35m) (Robert, 79m)
Real Madrid-Osasuna, 2-0
(Raúl, 23; Robinho, 79m)
Sábado:
Saragoça-Barcelona, 1-0
(Diego Milito, 56m)
At. Bilbao-Valência, 1-0
(Gabilondo, 26m)