Foi com mais um bis de Neymar (e vão cinco golos nos últimos dois jogos!) que o Barcelona enfrentou e superou um dos seus testes mais difíceis nesta primeira metade da Liga espanhola. No Camp Nou, diante do sensacional Villarreal, os homens de Tata Martino não conseguiram repetir as facilidades do jogo a meio da semana, com o Celtic (6-1), e tiveram de sofrer até final para garantir os três pontos.

Ainda assim, num jogo em que o técnico argentino começou por deixar Xavi e Pedro no banco, os catalães conseguiram o essencial. A vitória faz com que fiquem novamente a cinco pontos de distância do Real Madrid, além de por pressão sobre o At. Madrid, que só joga neste domingo e nãpo pode perder pontos com o Valência.

Veja a ficha do jogo

Os elogios de Tata Martino ao Villarreal, no lançamento do jogo, não eram forçados, como se viu pela boa réplica do «submarino amarelo» durante os 90 minutos. Apesar de dominar as operações, e de ver Song rematar ao poste, logo aos 6 minutos, só à passagem da meia hora o Barça cnseguiu adiantar-se no marcador, graças a um penálti, por mão de Mario Gaspar, após cruzamento de Alba. Neymar não falhou e o resultado manteve-se até ao intervalo.

Na segunda parte, o Villarreal entrou melhor, e fez o empate num cabeceamento de Musacchio, e Martino decidiu-se a lançar Xavi e Pedro em campo. Mas foi novamente Neymar a desbloquear a situação, aproveitando uma excelente assistência de Alexis, num lance em que o Villarreal falhou na subida para o fora de jogo. Até final, sem golos mas com ocasiões repartidas, Neymar voltou a dominar as atenções, assinando as iniciativas individuais mais vistosas. O brasileiro vai, entretanto, falhar o próximo jogo do Barcelona, com o Getafe, por ter visto o quinto cartão amarelo na Liga.