O Real Madrid venceu em Vigo, esta quarta-feira, e está a um ponto de voltar a ser campeão espanhol cinco anos depois.

A decisão do título joga-se em Málaga, palco onde os merengues costumam ter muita facilidade em pontuar. Nos últimos 30 anos, o Real Madrid venceu 10 encontros, conseguiu cinco empates e apenas uma derrota. Ora, desde que Ronaldo nasceu (1985) só perdeu uma vez e o capitão da seleção nacional estava em campo.

A derrota foi na época 2012/13 e num duelo de portugueses (3-2). Frente a frente o Real Madrid de José Mourinho, Ronaldo, Pepe e Ricardo Carvalho e o Málaga de Eliseu e Duda.

Foi neste jogo que Mourinho sentou Casillas, dando lugar a Antonio Adán, e as coisas não correram bem, muito por culpa de... Isco.

O espanhol, agora ao serviço do Real Madrid, deu início ao triunfo do Málaga, que depois seria finalizado com dois golos de Roque Santa Cruz, ele que entrou na segunda parte para o lugar de Saviola. Um autogolo de Sergio Sanchéz e Benzema reduziram a diferença da derrota.

Do lado do Málaga apenas Eliseu foi titular, numa equipa que contava com nomes como Caballero, Monreal, Demichelis, Jesus Gaméz, Camacho, Joaquin e Portillo, para além dos já mencionados Isco, Saviola ou Santa Cruz.

No Real Madrid Pepe e Ronaldo foram titulares (Carvalho suplente), numa equipa que teve Essien e Arbeloa nas laterais, com Ramos ao lado do internacional português no centro da defesa. Meio-campo com Ozil, Khedira e Xabi Alonso e com Di Maria no apoio a CR7 e Benzema.

Kaká, Modric e Callejón foram os jogadores lançados por Mourinho no decorrer do jogo.

O Real Madrid ficaria no segundo lugar no final dessa temporada, que ditou o adeus de Mourinho ao Bernabéu.

Para encontrar nova derrota do Real Madrid no La Rosaleda é preciso recuar até 1983, quando os merengues foram goleados por 6-2. 

Em toda a história apenas perdeu por 10 vezes para o campeonato em Málaga e nos três jogos da Taça do Rei seguiu sempre em frente.