Eric Butorac e Scott Lipsky são a dupla campeã de pares masculinos do Estoril Open 2009. O par norte-americano bateu a dupla composta pelo checo Martin Damm e pelo sueco Robert Lidstedt por dois sets sem resposta.

Com os parciais de 6-3 e 6-2, a dupla norte América nem precisou de uma hora para repetir o feito das compatriotas no dia anterior. Os quartos cabeças-de-série do Estoril Open foram batidos em 53 minutos.

Mas não foram os únicos pré-designados no caminho do primeiro título ATP da dupla norte-americana formada recentemente e apenas com dois torneios challenger como experiência.

«Nós não tínhamos muitas expectativas. Andávaos a levar 6-3, 6-1... Aqui, apanhámos logo os primeiros cabeças-de-série... passámos e depois encarrilámos», contou Eric Butorac a respeito do pouco tempo que tem de parceria com Scott Lipksy, o terceiro par no ténis.

«Andava há cinco anos a tentar. Agora que consegui convencê-lo a jogarmos juntos, espero que possamos continuar», disse Butorac sempre bem disposto, a tal ponto de incitar Scott Lipsky a contar os problemas que teve de voos por causa desta dupla recém-formada.

«Bem, o que se passou foi que a irmã da minha namorada se casava este sábado¿ Quando passámos a primeira ronda, tive de mudar o voo, depois passámos mais uma e voltei a remarcar o voo na quarta-feira. Passámos às meias-finais e voltei a marcar o voo para sexta-feira. Chegámos à final [de hoje] e já não pude ir ao casamento. Espero ainda ter namorada quando voltar agora», contou de forma bem disposta Lipsky.

Com as duas vitória na edições de pares deste Estoril Open e James Blake na final, os Estados Undos estão extremamente bem representados num torneio de terra batida; algo não muito frequente nos últimos tempos.

«Tem-se tido muita pressão de que não jogamos bem em terra batida e espero que vá mudando a visão das pessoas sobre os americanos a terra batida», afirmou Lipsky com Butorac a formular um desejo: «Espero que esta tendência se mantenha em Roland Garros.»

Jogos deste domingo:

CENTRAL, às 11h50

[4] J Blake (EUA)-[2] N Davydenko (RUS), 6-7(3), 7-6(2) e 6-3

E Butorac (EUA)/ S Lipsky (EUA)-[4] M Damm (CHE)/R Lindstedt (SWE), 6-3 e 6-3 Vencedores do Estoril Open

[7] A Montanes (ESP)-[4] J Blake (EUA) FINAL DE SINGULARES