Vitória fantástica de Frederico Gil na segunda ronda do Estoril Open em singulares masculinos. O português bateu o colombiano Santiago Giraldo em dois «sets» (6-4 e 6-4) e vai agora defrontar o compatriota Rui Machado nos quartos-de-final. Assim, pela primeira vez na história do torneio vai haver um português nas meias-finais.

Gil esteve determinado e confiante frente a Giraldo. Quebrou o serviço ao décimo cabeça-de-série no primeiro «set» e aproveitou para vencer por 6-4. O colombiano parecia desorientado, enquanto Frederico Gil esteve mais concentrado que nunca.

No segundo jogo do «set» seguinte, Giraldo quebrou o serviço ao português. A resposta não se fez demorar. Numa grande exibição, Frederico Gil conseguiu o contra-break, e voltou a quebrar o serviço ao colombiano, ficando em excelente posição para ganhar o encontro. Foi o que acabou por fazer, com grande apoio do público presente no Court Central do Jamor. Chegou a 5-4 e serviu para encontro.

Com o 6-4 do segundo «set», que conseguiu ao terceiro «match-point» o tenista luso chega pela terceira vez na carreira aos quartos-de-final do Estoril Open. Tal como em 2008, vai ter pela frente Rui Machado, com quem fez dupla no quadro de pares masculinos: foram eliminados na quarta-feira.

Machado é actualmente o melhor português, no 114º lugar do ranking ATP, enquanto Gil está mais abaixo no 133º. Ambos, fizeram história no Estoril Open 2010, com Machado a chegar pela primeira vez aos quartos-de-final e Gil pela terceira. Mais importante que isso, um deles estará nas semi-finais do torneio.