Fonseca, defesa central que jogava no Vitória de Guimarães, foi a meia supresa preparada pela Direcção do Estrela da Amadora para a apresentação oficial do plantel 2000/2001, que decorreu na manhã de hoje (segunda-feira) no Estadio José Gomes. 

A notícia da contratação do defensor foi avançada ontem pelo diário «Record» e praticamente confirmada pelo presidente José Maria Salvado ao Maisfutebol. Os responsáveis amadorenses, como frisou na cerimónia de apresentação o presidente-adjunto Marques Pedrosa, tentaram a todo o custo manter segredo até hoje de manhã, «mas a imprensa consegue sempre descobrir coisas que ninguém imaginava possível». 

Fonseca, que antes de rumar a Guimarães actuara no Belenenses e conhece desses dois clubes Quinito, actual treinador do Estrela, vai assinar nos próximos dias um contrato válido por três anos. 

«Na semana passada desvinculei-me do Vitória de Guimarães e o Estrela contactou-me logo a seguir. Foi fácil chegar a acordo», referiu o ex-vimaranense, que encara a dispensa de que foi alvo por parte do clube minhoto «sem dramas, por saber que são situações próprias do futebol». 

«Saí de Guimarães sem rancores a quem quer que seja», garante Fonseca, apostado agora em «voltar a ser» o jogador que já foi após «uma passagem pouco feliz pelo Vitória». 

O «estatuto» do novo clube não faz qualquer espécie de confusão ao defesa amadorense: «Vim para um clube que em termos de nome talvez não seja tão forte, mas que provavelmente tem outros atributos que faltam ao Vitória...» 

Dez caras novas 

Fonseca, de 27 anos, é um dos nove jogadores contratados pelo Estrela para a nova época. Os restantes são o guarda-redes Hugo Alves (ex-V. Setúbal), os médios Igor (ex-Central Sport Clube, Brasil), Tiago Lemos (ex-Estoril) e Luís Carlos (ex-Benfica) e os avançados Djalma (ex-Recife, Brasil), Cristóvão (ex-Sousa, Brasil), Semedo (ex-Casa Pia) e Cadete (ex-benfica). 

O defesa-central Sérgio Brás, que transita dos juniores tricolores, é a décima novidade no plantel para a temporada que se avizinha. 

Jorge Andrade (F. C. Porto), Miguel (Benfica), João Pires (Estoril), Lewis (U. Lamas), Verona (Belenenses), Vítor Vieira (Gil Vicente), Pedro Duarte (Pombal), Stênio e Jefferson são as «baixas» na equipa em relação à época passada. 

Eis os nomes e números do plantel tricolor 2000/2001: guarda-redes - Luís Vasco (1), Tiago (12) e Hugo Alves (24); defesas - Rui Neves (2), Leal (3), Raul Oliveira (4), Kenedy (5), Fonseca (6), Rebelo (22) e Sérgio Brás (26); médios - José Carlos (7), Igor (8), Pedro Simões (9), Gaúcho II (17), Tiago Lemos (18), Sérgio Marquês (19), Lázaro (20), Hélder Quental (23) e Luís Carlos (25); avançados - Djalma (10), Cadete (11), Gaúcho I (13), Cristóvão (14), Serginho (15), Semedo (16) e Gilberto (21). 

Hélder Quental na sexta-feira 

O médio-esquerdo Hélder Quental foi o único dos 26 elementos do plantel estrelista que não se apresentou ao serviço no dia marcado. 

O jogador, devidamente autorizado pela Direcção a tratar de assuntos pessoais, só se juntará à equipa na sexta-feira. 

Após a apresentação oficial, que decorreu na sala VIP da Reboleira, os jogadores desceram ao relvado e efectuaram uma «peladinha» para sócios, fotógrafos e operadores de câmara verem. 

Os dias de hoje e de amanhã destinam-se apenas a exames médicos, estando o primeiro treino marcado para a manhã de quarta-feira. 

Até sexta-feira Quinito ministra duas sessões de treino por dia. No sábado o plantel apenas trabalhará de manhã e no domingo parte para Castelo de Vide, onde realiza pelo oitavo ano consecutivo o estágio de pré-temporada. 

O regresso a casa está marcado para 22 de Julho.