*Enviado-especial ao Euro 2016.

A seleção nacional já está a caminho de França e em Marcoussis já tem portugueses à espera.

A comitiva nacional tem hora de chegada prevista ao centro de estágio para pouco depois das 12 horas (13h francesas), mas já há 50 adeptos do conjunto de Fernando Santos, quase todos emigrantes, que aguardam a chegada de Cristiano Ronaldo e companhia.

Estas pessoas aguardam junto ao portão de acesso principal ao centro de estágio que vai ser 'casa' da seleção durante o Campeonato da Europa, sob vigilância da polícia para já à distância. Os polícias estão mais acima que o local onde se encontram os adeptos e há agentes espalhados por todo o circuito, controlando também as imediações de Marcoussis.

Apesar de os adeptos se encontrarem junto ao portão principal, o autocarro não irá entrar por este portão, mas sim por um secundário, bem mais abaixo do local onde estão os emigrantes agora.

O aparato no local é grande desde manhã, já que as televisões entraram no centro de estágio bem cedo para instalar o material para recolha de imagens. Para além das televisões portuguesas, está pelo menos uma televisão austríaca, a ORF. Convém recordar que a Áustria é uma das adversárias de Portugal neste torneio.

No exterior, a polícia vai controlar o trânsito mais perto da chegada da seleção ao centro de estágios, mas já não é possível estacionar ao longo de todo o percurso que o autocarro irá fazer na cidade de Marcoussis.

Para esta quinta-feira, a seleção tem agendada uma conferência de imprensa com um jogador às 16h30 e depois irá treinar às 17h30, com a presença de 1000 adeptos nas bancadas, que já levantaram os bilhetes.

A ideia da Federação Portuguesa de Futebol era fazer um treino num estádio com capacidade para cerca de 18 mil pessoas, mas por questões de segurança isso não será possível.