A selecção nacional vai disputar o play-off de acesso ao Euro-2012 e, em caso de não se conseguir qualificar, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) perde oito milhões de euros.

Esse é o valor de participação no Campeonato da Europa (um aumento de meio milhão em relação a 2008) e que todas as equipas recebem. No entanto, o montante até pode ser mais elevado, conforme indica a informação enviada pela UEFA ao Maisfutebol.

A UEFA distribui 196 milhões de euros pelas 16 selecções participantes. Como se disse, quem se qualificar sabe que recebe logo oito milhões. Foi esse o valor que Portugal «adiou» na Dinamarca.

Depois, há prémios por desempenho. Um empate dá meio milhão de euros e uma vitória um milhão.

Ficar em terceiro no grupo significa não se qualificar para os quartos-de-final. Mas do lado financeiro dá um encaixe de mais um milhão de euros. Ou seja, só o quarto classificado não recebe prémio.

Quem se apurar para os quartos-de-final ganha dois milhões de euros e quem for semi-finalista recebe mais três.

O vice-campeão europeu receberá 4,5 milhões de euros e o Campeão da Europa obtém mais 7,5 milhões.

Ora, tendo em conta apenas os prémios fixos, ou seja, deixando de fora empates e vitórias, quem vencer o Euro 2012 recebe, no mínimo, 20,5 milhões. No máximo, adiciona mais três milhões a esta conta, se vencer os três jogos da fase de grupos.

Refira-se que, caso a selecção nacional se qualifique, é destes montantes que saem os eventuais prémios a pagar aos jogadores portugueses, de acordo com o que a FPF disse, após pedido de esclarecimento do Maisfutebol.