Os bancos centrais da Bélgica e da Holanda e os reguladores estão este domingo a discutir medidas de recuperação de confiança na Fortis, parceira do Millennium BCP no sector dos seguros que desvalorizou 35 por cento na bolsa de Bruxelas esta semana.

«Estamos a trabalhar no fortalecimento da confiança do mercado na Fortis», afirmou Hein Lannoy, porta-voz do regulador financeiro belga, a CBFA, sem adiantar mais pormenores, citado pela «Lusa».

A Fortis, sedeada em Amesterdão e Bruxelas, necessita actualmente de mais capital, depois de gastar 24 mil milhões de euros no banco ABN Amro Holding NV, no ano passado.

As acções da empresa desvalorizaram 20% há dois dias atrás, quando a companhia escolheu Filip Dierckx para substituir Herman Verwilst como director-executivo. Desde o ínicio do ano já desvalorizou 67%.

A Fortis é parceira do BCP no segmento de seguros, controlando em conjunto o Millenium BCP Fortis Grupo Segurador, companhia que detém várias seguradoras, designadamente a Ocidental Vida, a Ocidental Seguros, a Pensões GERE e Médis.

Aquela holding é detida em 51% pela Fortis e 49% pelo BCP.