O antigo presidente da União Ciclista Internacional (UCI), Hein Verbruggen, considera que as acusações feitas por Lance Armstrong «não são credíveis» nem «lógicas».

Recorde-se que, na passada segunda-feira, Armstrong disse que Verbruggen encobriu e permitiu que passasse num teste antidoping, feito durante o primeiro Tour que viria a ganhar, em 1999.

«Não sei se foi um teste positivo, mas foram encontrados vestígios. Não me lembro exatamente quem estava presente naquele momento, mas o Hein (Verbruggen) disse que isto seria um grande problema, um golpe duro no desporto um ano após o caso Festina, por isso não se podia descobrir isto», revelou Lance Armstrong, em entrevista ao Daily Mail.

O ex-presidente reagiu no site oficial da televisão holandesa NOS: « Desde quando se acredita em Lance Armstrong?»

Verbruggen questionou as declarações de Armstrong. Afinal, quais são verdadeiras? «Quando disse na Oprah Winfrey que nunca teve um esquema na UCI? Ou desde que dá entrevistas, a troco de dinheiro, com contrapartida de declarações bombásticas?»

O ex-presidente referiu também que esta história não faz sentido e que a autoridade competente não era a UCI, mas sim o ministério francês.