Antes de mais é necessário garantir que o amigável que o F.C. Porto agendou com o Rohda, para o dia 18 de Julho, no estágio de pré-época, não está em risco. Aliás, quando o secretário do clube holandês atendeu o telefonema do Maisfutebol fez questão de atirar logo essa. «Escreva aí que o jogo realiza-se na mesma», disse Jan Klein Douwel. «O relvado estará em perfeitas condições no dia 18 de Julho. Não há nada a temer».
Está escrito, portanto. Sossegados os espíritos mais inquietos, avance-se para a estória. O Rohda é dos clubes escolhidos pelo F.C. Porto para testes de pré-época. Joga na primeira divisão regional holandesa e tem pelos vistos a grande infelicidade de partilhar a cidade de Raalte com os rivais do SV Raalte, que está uma divisão abaixo. Uma cidade de 80 mil habitantes e que por isso se tornou demasiado pequenas para os dois.
Uma cratera no relvado, de assinatura nas paredes
Ora dizem os ecos holandeses que a rivalidade foi crescendo com o tempo, ao ponto de em Maio passado, durante um amigável entre as duas equipas, se terem verificado sérios confrontos entre os adeptos. O que foi apenas o início da coisa. No último fim-de-semana, o estádio do Rohda apareceu vandalizado. «Durante a noite destruíram-nos a tribuna da direcção, estragaram a relva e fizeram um enorme buraco no centro do campo», revela Jan Klein Douwel. As suspeitas caíram logo sobre os rivais do SV Raalte. «É provável que tenham sido eles. Já entregámos o caso à polícia e estão a investigar, mas infelizmente ninguém viu nada e é difícil arranjar provas».
O facto de as paredes terem aparecido grafitadas com o nome do SV Raalte ajuda porém a confirmar as suspeitas. «É um facto que nos leva a crer que foram eles», sublinha o secretário do adversário holandês do F.C. Porto. «Faz-nos acreditar que foram vândalos do clube que fizeram isso». Para além da rivalidade, claro. «Somos dois clubes da mesma cidade e há sempre tensões. Entre as direcções não, nunca houve problemas e mantemos uma óptima relação, mas entre os adeptos é um pouco diferente. Às vezes há alguns desentendimentos». Como, pelos vistos, o último fim-de-semana mostrou e o estádio do Rohda, que por acaso até é um estádio municipal, guardou para recordar.