Roberto Mancini não ficou satisfeito com o sorteio da Liga Europa. O Manchester City vai defrontar o F.C. Porto, levando o treinador italiano a reencontrar um adversário bem conhecido.

Antigo avançado, o técnico do Man. City já provocou um tremendo desgosto na Invicta. Na época 1994/95, o F.C. Porto conquistara um triunfo importantíssimo em Itália, no reduto da Sampdória, em encontro relativo aos quartos-de-final da Taça das Taças.

A equipa orientada por Bobby Robson ultrapassara uma barreira psicológica graças a um tento solitário de Yuran (0-1). Contudo, na segunda mão, Mancini inverteu o rumo da eliminatória. O jogador marcou no Estádio das Antas e adiou a questão para as grandes penalidades.

Latapy ficou conhecido na história do F.C. Porto como o homem que falhou o penalty decisivo frente à Sampdoria. Foi um momento amargo para os dragões.

A vingança de Mourinho

José Mourinho, que vivera esse episódio como colaborador de Bobby Robson, acertaria contas com Roberto Mancini em 2002/03. Nas meias-finais da Taça UEFA, o F.C. Porto fez um dos melhores jogos do passado recente e venceu a Lázio por 4-1.

Em Itália, com Mourinho a cumprir castigo e a orientar a equipa de forma dissimulada, a equipa orientada por Mancini não foi além de um empate a zero. O Porto levantou o troféu da competição em Sevilha, frente ao Celtic.

Os dragões reencontraram o técnico italiano na Liga dos Campeões, já em 2004/05. Nos oitavos-de-final da competição, a equipa portista ainda empatou em casa (1-1) mas deitaria tudo a perder no recinto do Inter de Milão. Mancini aplaudiu um triunfo por 3-1.

Na época seguinte, o Inter de Mancini voltou a defrontar o F.C. Porto. Desta vez, no Grupo H da Liga dos Campeões. Os homens de Co Adriaanse venceram no Dragão por 2-0, perdendo à porta fechada em Milão. Foi lá que Hugo Almeida marcou o melhor golo da sua carreira, na cobrança exemplar de um livre directo.

A formação azul e branca terminou essa fase de grupos na última posição, muito por culpa de um tal Artmedia. Contas feitas, Roberto Mancini tem sido feliz nos duelos com o F.C. Porto. José Mourinho foi o único a tirar um sorriso da cara do italiano.