O F.C. Porto tem seis confrontos com o Manchester United no seu historial e o saldo é de equilíbrio total: duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Actualmente, os ingleses são campeões europeus e talvez a equipa mais forte do continente, mas os «dragões» têm a memória recente do último confronto para ajudar a levantar o moral.
Foi em 2003/04, nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Depois de uma vitória do Dragão (2-1), a equipa orientada por José Mourinho foi a Old Trafford. Viu-se a perder, depois de um golo de Scholes à meia hora, mas Costinha, perto do final, selou o apuramento. E o F.C. Porto só parou em Gelsenkirchen, com a Taça dos Campeões nas mãos de Jorge Costa e Vítor Baía.
O primeiro confronto entre as duas equipas aconteceu em 1977/78, nos oitavos-de-final da Taça das Taças. Também aí o F.C. Porto levou a melhor, com uma vitória por 4-0 em casa e uma derrota por 5-2 em Old Trafford. Em 1996/97 foi o Manchester United quem seguiu em frente, nos quartos-de-final da então Taça dos Campeões.
O perfeito equilíbrio dos confrontos históricos entre as duas equipas só pende ligeiramente para o Manchester United no que diz respeito a golos marcados: 11, contra 9 do F.C. Porto.
Reveja o golo de Costinha: