Mario Kempes, lembra-se? Foi o melhor jogador e melhor marcador do Mundial 78. Apontou seis golos que guiaram à Argentina ao título mundial, pelo que se tornou naturalmente a grande figura da selecção celeste na era pré-Maradona.
O avançado alto, forte e dono de um pé esquerdo admirável é agora comentador da ESPN, nos Estados Unidos. Comentador de futebol, lá está. O que o obriga a um olhar atento sobre a modalidade e a ter uma opinião pertinente sobre tudo.
Belluschi,Valeri e Guarín: os números
Ora por isso o Maisfutebol foi falar com Mario Kempes. Acima de tudo para tentar perceber, olhando pelo lado mais inocente do futebol, por onde pode o F.C. Porto encontrar mais sucesso na procura do terceiro passageiro do meio-campo.
«Guarín é mais defensivo»
Belluschi, Valeri ou Guarin... quanto vale cada um? «São três grandes jogadores, que jogam numa grande equipa e que sempre foram figuras», garante Kempes. «Por isso é natural que não joguem os três. Deve haver alguma concorrência, mas é boa.»
O argentino acrescenta que «depende muito do que o treinador quiser para cada jogo específico». «Ao Guarín conheço-o menos bem, praticamente só da selecção, mas é um jogador com mais capacidade defensiva do que Valeri e Belluschi», acrescenta.
«O Valeri, por outro lado, é dos três o que tem maior capacidade de aparecer na zona de remate. Já o Belluschi é um talento, foi grande destaque no River Plate logo que chegou e é um jogador que se movimenta muito bem em todo o meio-campo de ataque.»
«Valeri é um jogador distinto»
Mario Kempes confessa, de resto, um especial prazer em ver Valeri jogar. «O Valeri era um jogador distinto. Foi muito importante no título do Lanús», recorda o antigo campeão mundial. «É um jogador com grande capacidade de passe e um bom remate.»
«O que se passa é que é complicado mudar de país e de liga. Foi encontrar hábitos e costumes diferentes, tanto na cultura do país quanto na forma de jogar futebol, por isso é normal que esteja a encontrar algumas dificuldades. Mas é um excelente jogador.»
«Belluschi tem a vantagem de conhecer a Europa»
Já Fernando Belluschi brilhou num dos clubes que mais viveu o talento de Mario Kempes. «É um grande jogador, um grande jogador.» Pode levar alguma vantagem sobre Valeri, pergunta-se. «Belluschi tem a vantagem de já ter jogado no Olympiacos.»
«Foi uma experiência que não lhe correu muito bem, ele era um grande valor do River, deu muito nas vistas, na Grécia não teve o mesmo sucesso, mas ajudou-o a ambientar-se à Europa e por isso pode ter-se adaptado melhor a Portugal.» Palavra de Kempes.