O treinador do F.C. Porto, Co Adriaanse, promoveu três alterações na lista de convocados com vista ao clássico de domingo com o Benfica. Helton fica de fora da visita ao Estádio da Luz devido à lesão contraída no treino de quarta-feira, devolvendo a titularidade na baliza azul e branca a Vítor Baía. Pepe e Ricardo Quaresma regressam após cumprirem castigo disciplinar.
Cinco jogos depois de ter assumido a titularidade na baliza do F.C. Porto, após a derrota (2-1) no terreno do Estrela da Amadora, Helton volta a ser travado pelo azar. O brasileiro sofreu uma lesão muscular na coxa esquerdo, abrindo as portas da titularidade a Vítor Baía que vai atingir mais um marco histórico na sua carreira este fim-de-semana. O jogador com mais títulos conquistados a nível mundial vai realizar o seu 400º encontro no principal campeonato português e logo no terreno do grande rival Benfica. Uma coincidência que não deixará de dar, certamente, ainda mais importância a uma marca que não está ao alcance de todos.
O guarda-redes Paulo Ribeiro volta assim ao lote de convocados para ocupar o seu lugar no banco dos suplentes, sendo ainda de registar os regressos esperados de Pepe e Quaresma. O defesa central e o extremo cumpriram castigo disciplinar no encontro do passado fim-de-semana ante o Marítimo e vão ser titulares no terreno das águias, motivando as saídas de Alan e Anderson do lote de convocados. Curiosamente, Alan tinha sido titular ante os insulares (vitória por 1-0), enquanto Anderson se havia estreado em convocatórias do plantel principal azul e branco, mas acabaria por ficar de fora dos 18. O médio ofensivo Diego continua de fora por opção, tal como aconteceu a semana passada depois do seu pai, e empresário, ter afirmado publicamente que Co Adriaanse já havia referido internamente que o atleta não encaixava no esquema táctico da equipa.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Vítor Baía e Paulo Ribeiro.
Defesas: Bosingwa, Bruno Alves, Cech, Pedro Emanuel, Pepe e Ricardo Costa.
Médios: Ibson, Lucho González, Paulo Assunção e Raúl Meireles.
Avançados: Adriano, Ivanildo, Jorginho, Lisandro Lopez, McCarthy, Ricardo Quaresma e Hugo Almeida.