O F.C. Porto entregou esta quarta-feira, ao início da tarde, na Liga de Clubes, o recurso por McCarthy. A documentação será agora oficializada pela Comissão Disciplinar que depois a fará chegar ao Conselho de Justiça da Federação. Ao que o Maisfutebol apurou, o recurso é fundamentado em duas vertentes, uma de matéria de facto e outro de matéria de Direito.
A primeira, sustentada em argumentos escritos e audiovisuais, defende o que toda a gente já sabe, que o jogador africano não protagonizou uma agressão gratuita mas antes uma resposta a agressão, tentando provar-se por imagens televisivas que o central Danilo provocou a reacção de McCarthy - o que seria uma atenuante - tendo-o primeiro agredido com um pontapé.
A segunda vertente do recurso, em matéria de Direito, tenta demonstrar a irregularidade da decisão da Comissão Disciplinar. O F.C. Porto considera que houve um abuso de poder ao aumentar a suspensão em um jogo, depois de terem sido apresentados argumentos que procuravam atenuar a pena e sem que tenha havido a introdução de um dado novo que justifique este agravamento. O clube defende por isso a nulidade da decisão.
Corrida contra o tempo
Entregue o recurso, a preocupação do F.C. Porto está agora em conseguir que a decisão do Conselho de Justiça seja tomada a tempo de evitar que McCarthy esteja ainda suspenso no próximo dia 28, dia do jogo com o Benfica. É uma corrida contra o tempo que não é fácil. Entregue o recurso na Liga - o clube tinha sete dias para o fazer -, é necessário esperar que a Comissão Disciplinar o remeta para o Conselho de Justiça.
Depois de dar entrada no Conselho de Justiça, o processo será analisado por um juiz relator, que analisará as alegações e solicitará uma contra-alegação à Comissão Disciplinar. Só depois do plenário de juízes da Liga responder à solicitação dessa contra-alegação é que o processo ficará concluído e pronto a ser decidido pelo plenário de juízes da Federação em reunião. O problema é que as reuniões do plenário não são frequentes. Variam consoante o número de recursos, sendo que a média é de uma mês. Ora este mesmo plenário reuniu ainda no passado dia 2 de Fevereiro.