FC Porto e Atlethic Bilbao com duelo marcado no Grupo H da Liga dos Campeões. Será um jogo especial por vários motivos, antes de mais por significar o reencontro entre dois clubes que fizeram a estreia europeia em 1956: um contra o outro, no Estádio das Antas.

Era a primeira eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus, antecessora da Liga dos Campeões. O FC Porto recuperara o título nacional e logo com dobradinha.

Ainda assim, o técnico Dorival Knipel (conhecido como Yustrich e com um feitio complicado) sai do cargo após uma discussão acesa com dirigentes e entra Flávio Costa, antigo selecionador brasileiro que ficou marcado pelo Maracanazo.

Os dragões recebem o At. Bilbao a 20 de setembro de 1956. O entusiasmo dura pouco, já que Gainza coloca os espanhóis em vantagem ao sexto minuto de jogo. José Maria ainda faz o empate após o intervalo mas Canito beneficia de uma grande penalidade ao minuto 80 para selar o resultado final.



Com o 1-2 caseiro, no jogo de estreia nas competições europeias, o FC Porto vê-se obrigado a vencer no San Mamés. Agora é a formação portista a entrar melhor e a marcar primeiro, por intermédio de Hernâni. Porém, Arteche estava inspirado e completou um hat-trick, de nada valendo o golo de Jaburu (2-3).

O duelo no País Basco fica marcado pelo penálti assinalado ao minuto 73, a favor da equipa caseira. Os jogadores portistas revoltaram-se e ameaçaram sair do relvado, ditando uma interrupção de sete minutos. Pelo caminho, Virgílio foi expulso. Arteche aproveitou e fez o 2-2, fixando mais tarde o resultado final.

O FC Porto fica pelo caminho, o At. Bilbao avança até aos quartos-de-final, caindo perante o Manchester United. Flávio Costa sairia sem glória, permitindo o regresso do controverso Dorival Yustrich.



Os dois clubes voltam a encontrar-se a 21 de outubro e 5 de novembro de 2014, ou seja, 58 anos mais tarde. Quase tudo mudou entretanto. Já não há Estádio das Antas. Nem o antigo San Mamés.

Será um reencontro especial, por certo, permitindo ainda o regresso de Julen Lopetegui ao País Basco. O treinador espanhol do FC Porto nasceu em Asteasu, a cerca de 100 quilómetros de Bilbao.

«É um regresso a Euskadi, à minha terra e isso é sempre bonito. Mas o mais bonito é fazer um bom jogo, num estádio espectacular, com uns adeptos maravilhosos, contra uma equipa muito boa. Vai ser um jogo bonito», disse Lopetegui.

Josu Urrutia, presidente do At. Bilbao, falou sobre o reencontro da sua equipa com o FC Porto, recordando a estreia conjunta em 1956.