Três passes de Alex Telles, três golos do FC Porto. Pode sintetizar-se desta forma a vitória por 3-1 sobre o Sp. Braga, no último sábado, que valeu aos dragões a liderança da Liga. Telles reeditou o seu feito na época passada: havia sido ele o último jogador na Liga a fazer três assistências no mesmo jogo, na vitória por 4-2 frente ao Rio Ave (na 18.ª jornada de 2016/17).

O lateral esquerdo brasileiro voltou a ser decisivo e é já o melhor do campeonato neste capítulo, com nove assistências, à frente do companheiro de equipa Brahimi, com oito, e de um quarteto que completa o pódio: Ricardo Esgaio (Sp. Braga) acompanha os benfiquistas Cervi, Jonas e Pizzi, cada um com seis passes para golo.

Apesar de ainda não ter marcado para a Liga – o seu único esta época foi na goleada por 5-2 ao Mónaco, para a Liga dos Campeões – Telles tem sido determinante nos passes para golo: nas últimas seis jornadas, assistiu em quatro (Marítimo, Feirense, V. Guimarães e Sp. Braga). Com as três assistências no jogo de sábado frente aos bracarenses, o lateral já superou a sua marca da época passada (8), em que foi o melhor do FC Porto e o segundo melhor do campeonato, a par de Pizzi e Iuri Medeiros, ficando atrás apenas de Gelson Martins (10).

No total de todas as competições, Telles leva já 15 assistências: às nove no campeonato somam-se duas na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e uma na Taça da Liga.

Telles fez o único golo esta época na receção ao Mónaco, mas já leva 15 assistências

Em ano de Campeonato do Mundo, faz sentido a comparação com outros laterais esquerdos internacionais brasileiros, considerando até que o portista tem sido observado pelos adjuntos de Tite. Neste ponto, Telles volta a ter vantagem substancial, somando mais assistências sozinho do que os concorrentes como o ex-portista Alex Sandro (6), da Juventus, Marcelo (5), do Real Madrid, e Filipe Luís (1), do Atlético de Madrid.

Depois de ganhar o lugar no lado esquerdo da defesa azul e branca a Miguel Layún, Alex Telles está agora na senda do mexicano no papel de rei das assistências. Considerando que é lateral o feito é ainda mais notável, ainda assim tal é explicável pelo estilo de jogo da equipa do FC Porto, privilegiado pelo técnico Sérgio Conceição, que assenta o seu jogo na capacidade ofensiva dos laterais (do lado direito, Ricardo Pereira tem dois golos e três assistências na Liga).

Em 2015/16, o mexicano que acaba de ser cedido ao Sevilha destacou-se como o melhor da Liga, a par do então benfiquista Nico Gaitán, ambos com 15 assistências. Este registo está agora ao alcance de Telles, que é também o jogador mais utilizado esta época no plantel azul e branco: jogou até ao momento 2870 minutos em 32 partidas no total.