Alex Ferguson nem hesita quando tem de falar sobre o confronto entre Manchester Utd e Liverpool. As duas equipas encontram-se neste sábado, em Anfield, e o técnico escocês diz que só há um clássico que se compara ao jogo entre as duas equipas mais tituladas do futebol inglês. E esse jogo, não é o Real Madrid-Barcelona.

«A diferença é que Barcelona fica numa ponta de Espanha e Madrid noutra, os adeptos não viajam», argumentou Alex Ferguson, na antevisão do encontro.

Para o escocês, «o único jogo que pode rivalizar com o Liverpool-Manchester United é o Rangers-Celtic», derby de Glasgow e que apaixona a Escócia. Quanto ao deste sábado, «tem a ver com a história dos dois clubes e das próprias cidades», separadas por cerca de 55 quilómetros.

De resto, e apesar da seca de títulos em Anfield, a rivalidade entre os dois emblemas aumentou desde a época passada: o United ultrapassou o número de campeonatos nacionais ganhos pelo Liverpool.

«Acho que o público desempenha um papel importante neste jogo», considerou Alex Ferguson. «Desde que sou treinador do ManUtd, tivemos nove jogadores expulsos em Anfield, o que é pouco comum no United, por isso, tal facto deve-se à atmosfera criada lá», argumentou «sir» Alex.

Sem comentários sobre Rooney

O técnico dos «red devils» repetiu a ideia de que o encontro com o rival de Anfield se mantém como o encontro da época. «Apesar de as coisas poderem mudar nos próximos anos com o Manchester City, mesmo que o derby possa ser igual ao ManUtd-Liverpool, sempre considerei este como o jogo do ano no futebol inglês e creio que, neste momento, se mantém assim», concluiu sobre o tema.

Quanto à equipa, Nemanja Vidic é a principal dúvida no Manchester United. «Fez o primeiro desafio pela Sérvia na terça-feira, fez toda a partida e vamos tê-lo em consideração, porque é um futebolista muito competitivo», disse Ferguson sobre o central.

Vidic não joga pelo United desde Agosto e o compromisso da selecção marcou o regresso aos relvados.

«Ele voltou e sente-se bem, mas o jogo de Liverpool é tão intenso que se quer toda a gente a cem por cento», prosseguiu Alex Ferguson, que recusou comentar a expulsão de Wayne Rooney.

O avançado viu um cartão vermelho por Inglaterra que lhe valeu três jogos de suspensão: falha a primeira fase do Euro-2012. «Estou aqui para falar do jogo com o Liverpool», atirou o escocês.

notícia actualizada