O piloto espanhol de Fórmula 1 Fernando Alonso conquistou esta terça-feira o primeiro troféu da época. Alonso ganhou o prestigiado Prémio Príncipe das Astúrias do Desporto 2005, batendo outros candidatos de peso como Carlos Sainz ou Andre Agassi, entre outros.
O piloto das Astúrias, actual líder do Mundial de Fórmula 1, impôs-se numa lista de cerca de duas dezenas de candidatos, que contava com grandes nomes do desporto mundial, tais como o piloto de ralis Carlos Sainz, os tenistas Andre Agassi e Rafael Nadal.
O jovem piloto venceu na última ronda de votação Yelena Isinbayeva, saltadora de vara russa, por 19 votos contra quatro. O sistema de votação foi por exclusão, em que a cada ronda eram eliminados dois candidatos.
O júri, presidido por Juan Antonio Samaranch, presidente honorário vitalício do Comité Olímpico Internacional, entregou ao vencedor um prémio de 50 mil euros e uma escultura criada expressamente para a ocasião por Joan Miro.
Por fim, Samaranch recordou que o «Prémio Príncipe das Astúrias do Desporto é o mais importante que existe, tanto pela qualidade do júri como pela longa história que tem».
Alonso sucede na conquista do prémio, que já distinguiu por exemplo Lance Armstrong e a selecção brasileira de futebol, ao marroquino Hicham El Guerrouj, vencedor da edição de 2004.