A FIFA negou o pedido de Drogba para poder assinar por outro clube antes da abertura do mercado de transferências, em Janeiro. O avançado, recorde-se, aproveitou o fim do campeonato chinês para solicitar permissão para assinar de imediato com um clube de outro país, mas não foi atendido.

«Podemos confirmar que o jogador Didier Drogba submeteu um pedido de autorização para ser registado por outro clube, numa base de empréstimo, fora do período de transferências», revelou a FIFA em comunicado divulgado esta quinta-feira, um dia depois de confirmado o pedido do atleta.

«A FIFA informou o jogador que os registos só podem ser feitos durante um ou dois períodos anuais de transferências estabelecidos pela respetiva associação», frisa a FIFA, ignorando a argumentação de Drogba de que precisava de se preparar fisicamente para a próxima Taça das Nações Africanas.

Drogba, recorde-se, transferiu-se durante o verão para o Shangai Shenhua, clube que defendeu durante o campeonato chinês. O campeonato terminou em Novembro e Drogba pretendia manter-se em competição, preparando a Taça das Nações Africanas que se joga em janeiro na África do Sul.

Refira-se por fim que, em anos anteriores, a FIFA já tinha declinado solicitações semelhantes nos casos do inglês David Beckham, do francês Thierry Henry e do norte-americano Landon Donovan, os quais tiveram de esperar até janeiro para se transferirem dos Estados Unidos para a Europa.