Adrien Silva foi uma das principais figuras da 26ª jornada da Liga 2013/14, marcando o golo que acabou com a esperança do P. Ferreira e confirmou o regresso do Sporting à Liga dos Campeões. Na Mata Real, o médio voltou a demonstrar a sua influência no futebol leonino.

Neste fim-de-semana, Adrien cumpriu o trigésimo jogo da temporada, sempre como titular. O jogador de 25 anos falhou apenas um compromisso dos leões, devido a castigo.

Leonardo Jardim foi reforçando a aposta no médio que, após quatro jogos incompletos nas sete primeiras jornadas do campeonato, passou a ter o estatuto de imprescindível e foi substituído apenas mais uma vez: frente ao P. Ferreira, em casa (1 de dezembro de 2013).

Desde então, Adrien Silva apresenta o impressionante registo de catorze rondas com utilização total. O jogador nascido em Angoulême (França) parou apenas na 21ª jornada, devido à acumulação de cartolinas amarelas. Gerson Magrão foi o seu substituto no onze e o Sporting acabou por vencer o Sp. Braga por 2-1.

Na reta final da época, o médio procura ainda chegar ao seu melhor campeonato de sempre. Os números de Adrien são extraordinários mas ainda não chegam à etapa de crescimento em Coimbra, com a camisola da Académica.



Três jogos completos para o recorde

Em 2011/12, o internacional português esteve em 37 jogos da Briosa, 28 na Liga. No total, foram 2443 minutos nessa edição do campeonato, contra os 2189 minutos atuais. Ou seja, o médio tem quatro jornadas para superar o recorde de utilização anterior. Três jogos completos bastam.

Adrien Silva chegou aos sete golos na Liga 2013/14 (mais um na Taça da Liga) com um belo pontapé de fora da área, na Capital do Móvel. Foi a primeira vez que o jogador do Sporting marcou de bola corrida neste campeonato, após uma eficácia tremenda na cobrança de castigos máximos.

Na tal época completa pela Académica, o médio apontou quatro golos no campeonato, três na Taça e um na Taça da Liga. Porém, nessa altura, apenas um dos festejos foi na sequência de uma grande penalidade convertida.

Manter o ritmo para superar os números da época sob o comando de Pedro Emanuel é um desafio pessoal de Adrien. De qualquer forma, já demonstrou ser uma das unidades mais influentes no atual Sporting.

Ao fechar a contagem em Paços de Ferreira, o médio igualou Slimani na lista de melhores marcadores do Sporting, sendo apenas superado por Fredy Montero. Para além, é o segundo melhor português entre os goleadores da Liga (menos dois golos que Bebé e os mesmos que Ricardo Horta). 

 
A crescente utilização no Sporting e a seleção

Adrien Silva fez a sua estreia no campeonato a 17 de agosto de 2007. Paulo Bento lançou o jovem nos últimos minutos do Sporting-Académica (4-1), na ronda inaugural da prova. Nessa temporada, o médio foi utilizado em sete jornadas.

13 jogos em 2008/09 e 14 em 2009/10 – números na Liga portuguesa – deixaram Adrien com um estatuto indefinido no clube leonino. Como tal, seguiram-se os períodos de empréstimo. Após escassos meses no Maccabi Haiba (Israel), o jogador rumou a Coimbra para crescer na Académica.

Em 2012, o médio regressou a Alvalade mas não convenceu os homens que passaram pelo banco. Adrien foi utilizado em 19 jornadas do campeonato mas fez poucos jogos completos e esteve em campo durante 1165 minutos. Nada que se compare com o cenário atual.

Leonardo Jardim apresentou o seu plano, William Carvalho surgiu como a grande surpresa deste novo leão mas Adrien Silva esteve sempre ali ao lado, com um ritmo alto e regular. Aos 25 anos, é uma certeza neste Sporting e sonha com o Mundial.

Paulo Bento lançou o médio em 2007 mas tarda em apresentar o seu nome na lista de convocados para a seleção nacional. O jogador leonino foi chamado em setembro do ano passado para substituir o lesionado Ruben Micael. Viajou para a Irlanda do Norte e para o Brasil mas nunca saiu do banco de suplentes. 

 

Adrien não desiste. «Claro que é um objetivo, não escondo e nunca escondi, mas o selecionador há-de fazer o melhor pela equipa e cabe-me a mim fazer o meu trabalho no Sporting», disse o leão recentemente.

Entretanto, o médio festeja o bom momento do Sporting e a concretização de alguns objetivos na vida pessoal. Será pai em breve e, há poucas semanas, inaugurou o seu restaurante no Cais do Sodré, contando com vários companheiros de equipa na cerimónia.