Vindo da vila que lhe deu o nome, composta por cerca de 500 habitantes, o FK Turnovo tem na quinta-feira, dia 4 de Julho, aquele que será o jogo mais importante da sua história: a estreia europeia, na primeira fase de qualificação para a Liga Europa, frente aos lituanos do FK Suduva.
Com 63 anos de história, o Turnovo jogou quase sempre nas ligas secundárias da Macedónia, mas em 2008 subiu à primeira divisão após vencer a segunda liga. Depois de na época 2011/2012 ter disputado o «playoff» pela permanência, ninguém esperava que um ano depois conseguisse a sua melhor classificação de sempre, um terceiro lugar. Entraram até na última jornada com hipóteses de conquistar o título.
«Este é o maior jogo do clube e também o primeiro jogo europeu para a maioria de nós, portanto é como uma final», disse o guarda-redes e capitão, Stojan Dimovski, ao site da UEFA.
«À nossa frente temos uma tarefa difícil; nós sabemos que os nossos adversários têm vindo a jogar constantemente em competições europeias durante vários anos, mas nós também temos consciência das nossas capacidades», acrescentou.
Zoran Baldovaliev que juntamente com Dejan Blazhevski forma uma dupla atacante responsável por 34 dos 49 golos da última época, diz que apesar de o FK Suduva ter mais experiência, a equipa da Macedónia sente-se «altamente motivada» para este jogo.
Para o presidente Orce Todorov, o sucesso do Turnovo é resultado de vários anos de trabalho, e mesmo com um orçamento pequeno, o «grupo é bastante forte». Se passar esta eliminatória, a equipa da Macedónia irá encontrar o Hadjuk Split, onde jogou até à última época o português Ruben Lima, e equipa favorita de Todorov desde a sua infância.