Takuma Sato (BAR-Honda) vai largar do último lugar da grelha de partida do Grande Prémio da Turquia, depois de o seu tempo ter sido anulado pelos comissários da prova por ter interferido na condução do australiano Mark Webber. O português Tiago Monteiro (Jordan-Toyota) sobe para a posição do japonês.
Em comunicado, a FIA revela que Sato «atrapalhou ilegalmente um outro piloto durante a qualificação, contrariando o artigo 114 do regulamento desportivo da Federação Internacional do Automóvel».
Sato, que tinha obtido o 14º melhor tempo na qualificação, partirá do 20º posto. O piloto japonês justificou a manobra de desaceleração como resultado de «interferências de rádio», pelo facto da sua equipa não lhe poder ter transmitido a posição de Webber (Williams-BMW) na pista.
Tiago Monteiro, que tinha feito o 15º tempo, subiu assim ao 14º lugar. Por seu lado, Michael Schumacher, que saiu de pista na qualificação e ocupava a 17ª posição, terá de mudar de motor, o que o obriga a partir do 19º posto.