O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar aos incidentes ocorridos no final do encontro entre o Sporting e o Arouca, do passado domingo.

Em comunicado publicado no site da FPF, o CD informa da abertura do inquérito «para apuramento de eventuais responsabilidades disciplinares tendo por base factos relativos a jogo da Liga NOS, disputado no passado dia 6 de novembro».

Apesar de o documento não esclarecer que se trata do encontro realizado em Alvalade, o Maisfutebol apurou que o encontro em causa é o Sporting-Arouca, realizado no último domingo.

O processo de inquérito vai ser agora enviado à Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga, que irá agora reunir as informações constantes no relatório dos observadores e da polícia, mais outros documentos de prova que considere necessários, para formular um relatório final, a enviar de volta ao órgão disciplinar. Depois disso, a Comissão Disciplinar toma então uma decisão final: ou abre um processo disciplinar ou arquiva o processo de inquéritos.

Todo este procedimento deverá demorar algumas semanas.

Recorde-se que, no final da partida entre o Sporting e o Arouca, que os leões venceram por 3-0, o Arouca e o Sporting trocaram acusações de tentativas de agressão entre Carlos Pinho e Bruno de Carvalho, cada um acusando o adversário de ter tomado a iniciativa.

Joel Pinho, diretor desportivo do Arouca, acusou Bruno de Carvalho de agredir e insultar Carlos Pinho, presidente do Arouca, enquanto Nuno Saraiva, diretor de comunicação do Sporting, contou que a vítima foi Bruno de Carvalho, que foi insultado pelos dirigentes do Arouca.

A polícia foi chamada à zona técnica, onde identificou «alguns agentes desportivos» após os alegados desacatos.