A sueca Kosovare Asllani é a «cromo do dia» do Mundial feminino, uma rúbrica diária do Maisfutebol para acompanhar ao longo da fase final da competição que está a decorrer na Austrália e Nova Zelândia.

Kosovare Asllani é uma das principais figuras da seleção da Suécia (174 internacionalizações) que vai discutir a presença na final do Mundial feminino com a Espanha.

A extremo direita de 34 anos alinhou na última temporada no Milan e apontou 10 golos em 18 jogos pelos rossoneri. Asllani soma um vasto currículo no futebol e, além de ter jogado no seu país, também já representou clubes como Paris Saint-Germain e Manchester City.

Em 2020, quando o CD Tacón se tornou no Real Madrid, a futebolista sueca foi a primeira contratação «galática».

Uma das melhores jogadoras suecas de todos os tempos, Asllani tem sido atormentada por lesões nas últimas épocas e chegou mesmo a ir às lágrimas durante uma conferência de imprensa, em abril, quando questionada sobre esses mesmos problemas físicos.

«Acho que é o acumular da frustração. Este jogo é amigável, porque é que me importo tanto? Mas acho que é porque quero muito jogar. Jogar sem dor», afirmou.

Nascida em Kristianstad, filha de pais kosovares, Asllani tem uma tatuagem de uma águia de duas cabeças no tornozelo.

Este perfil foi escrito no âmbito da Guardian Experts' Network, que tem o Maisfutebol como representante português.