Um ano depois, o jornal «Guardian» volta a tomar a iniciativa de elaborar uma lista de promessas com 17 anos (ou que completam essa idade até ao final de 2015). Para tal a publicação inglesa solicitou mais uma vez a colaboração do Maisfutebol, que indicou uma promessa portuguesa nascida em 1998.

Veja o que tem feito a geração de 1997
 
O eleito foi Pedro Pereira, lateral direito que trocou os juvenis do Benfica pela Sampdoria, e que já conquistou a titularidade no emblema italiano.
 
Já na terça-feira o «Guardian» tinha publicado uma lista de 20 futuras estrelas da Premier League, na qual tinha incluído Luís Silva, defesa transferido do Benfica para o Stoke no último verão.
 
Agora é Pedro Pereira a ser destacado pelo conceituado jornal inglês, nesta lista de 50 promessas nascidas em 1998, elaborada com o contributo do Maisfutebol.
 
CONFIRA A LISTA:
 
EVANDER FERREIRA
País: Brasil
Clube: Vasco da Gama
Posição: Avançado
Data Nascimento: 19 de junho de 1998
Evander Ferreira ainda é jogador dos escalões de formação do Vasco, e nunca treinou com os profissionais, mas já é tratado como um famoso. Recentemente, a imprensa espanhola noticiou que o Barcelona está atento ao avançado, para que possa seguir os passos de Neymar e transferir-se para o clube catalão. Tal como muitos outros jogadores brasileiros, os primeros jogos foram disputados no futsal, onde desenvolveu a técnica e a noção de espaço. Evander terminou o último ano como artilheiro da seleção brasileira sub-17, com 26 golos no total. O próximo objetivo é uma boa atuação no Mundial sub-17, que pode ajudar a conquistar uma vaga na equipa principal do Vasco.
  
MATHEUS PEREIRA
País: Brasil
Clube: Corinthians
Posição: Médio
Data Nascimento: 25 de fevereiro de 1998
Os brasileiros têm um caso de amor com canhotos que podem orquestrar o jogo, como Rivellino, Gerson e Alex, e guardam alguma tristeza por não ter alguém com esse perfil agora. Com Matheus Pereira renova-se a esperança. Eleito melhor jogador de um torneio internacional sub-17 em Espanha, em junho, é claramente um médio talentoso. Fica a dúvida, no entanto, se vai tornar-se um craque ou apenas um bom atleta, tal como Paulo Henrique Ganso, que atuou com Neymar no Santos mas nunca atingiu o mesmo patamar do seu mais ilustre parceiro.
 
LINCOLN 
País: Brasil
Clube: Grêmio
Posição: Médio
Data Nascimento: 7 de novembro de 1998
Luiz Felipe Scolari ficou claramente impressionado. "Quantos anos tem?", perguntou o técnico assim que viu Lincoln pela primeira vez, para depois classificá-lo como um diamante negro (apelido popular no Brasil e que tem como grande expoente o lendário Leônidas da Silva). Lincoln tem evoluído ano após ano, prosperando no clube que deu ao mundo Ronaldinho e Anderson. O Manchester United já terá feito uma sondagem ao jogador, que é rápido e difícil de parar, com um feroz pé esquerdo e forte mentalidade. A estreia profissional foi em fevereiro e está preparado para ser o capitão brasileiro no Mundial sub-17 do Chile, no próximo mês
  
PABLO LÓPEZ
País: México
Clube: Pachuca 
Posição: Médio
Data Nascimento: 7 Janeiro 1998
Considerado o melhor jogador na fase de qualificação da CONCACAF para o Mundial de sub-17, nas Honduras, López é um enérgico e dinâmico médio, capaz de segurar o jogo ou apoiar o ataque e marcar golos. Pablo López deixou a cidade natal de Querétaro aos 11 anos para rumar ao Pachuca – a melhor escola de formação mexicana da atualidade – e é considerado o pulmão da seleção do México para o Mundial de sub-17 de outubro, no Chile. Haverá inevitáveis comparações com Hector Herrera, jogador do FC Porto, que evoluiu nas camadas jovens do Pachuca até conquistar o seu espaço na seleção do México.
  
ULISES TORRES
País: México
Clube: América
Posição: Defesa
Data Nascimento: 17 Fevereiro 1998
Lateral ofensivo, Torres foi o melhor marcador do México na tranquila qualificação para o Mundial sub-17, com quatro golos. Com talento diversificado, o esquerdino Torres é bom pelo ar, dotado tecnicamente e especialista em cruzamentos. Para além disso apresenta solidez defensiva, tendo todos os ingredientes essenciais para um lateral moderno. Natural da Cidade do México, o jovem terá uma dura tarefa para chegar à equipa principal do América a breve prazo, mas um bom Mundial sub-17 no Chile, em Outubro, deverá representar mais um passo em frente no seu processo de afirmação.
  
HACHIM MASTOUR

País: Marrocos 
Clube: AC Milan
Posição: Médio ofensivo
Data Nascimento: 15 Junho 1998
Com perto de 800 mil likes no Facebook e mais de 100 mil seguidores no Twitter, Hachim Mastour goza um estatuto de celebridade com que os jovens da sua idade só podem sonhar. A fama de Mastour surgiu quando, com apenas 14 anos, o Milan gastou 500 mil euros para o contratar. Os vídeos com dotes criativos do jovem na equipa "primavera" do Milan tornaram-se virais. Mastour tem evoluído de forma consistente nos últimos três anos, subindo nos escalões do clube e fazendo a sua estreia pela seleção principal de Marrocos. Embora já seja conhecido, parece que só agora começaremos a ver a carreira de Mastour a florescer, já que o jovem foi emprestado ao Málaga, para a estreia como profissional.
 
JUSTIN BIJLOW
País: Holanda
Clube: Feyenoord
Posição: Guarda-redes
Data Nascimento: 22 Janeiro 1998
Iniciou o seu percurso no Feyenoord com os amadores mas foi convidado rapidamente a juntar-se à academia profissional. Biljow é excelente em situações de um-contra-um e tem uma boa mentalidade. Os treinadores do Feyenoord elogiam frequentemente a sua «boa atitude» e o guarda-redes já chegou à seleção sub-19 da Holanda. Se continuar a evoluir a este ritmo é provável que acabe por substituir Kenneth Vermeer, o seu ídolo, como o titular da baliza do Feyenoord. As namoradas terão de esperar. Desafiado recentemente pela televisão do clube a escolher entre uma namorada e o futebol, optou logo pelo futebol. «Uma relação com uma rapariga pode acabar e com o futebol pode ganhar-se bom dinheiro. É mais valioso para mim investir no futebol, nesta altura, que numa rapariga». O seu desejo é chegar um dia a um clube da Premier League.

JAVAIRO DILROSUN
País: Holanda
Clube: Manchester City 
Posição: Médio
Data Nascimento: 22 Junho 1998
Dizer que Dilrosun teve um aparecimento precoce é pouco. Com apenas quatro anos o ASV Arsenal foi autorizado pela Federação Holandesa a receber o jogador. Ele tornou-se uma sensação nos escalões jovens do clube e foi recrutado rapidamente pelo Ajax. Porém, o clube de Amesterdão não oferece contratos até que os jogadores cheguem aos 17 anos, e como é habitual surgiram clubes ingleses a rondar o jogador. Chelsea e Manchester City estavam ambos interessados no médio ofensivo creativo, mas o este optou pelos «citizens». Dirlosun é reconhecido pela sua ética de trabalho, que concilia com os golos que marca – três num particular de sub-18 frente a Inglaterra, por exemplo -, que deixam a sensação de que o City tem um grande talento em mãos. O que tornou o hat-trick frente a Inglaterra ainda mais especial foi o facto de, do outro lado, estarem três companheiros de equipa no Manchester City.
  
HAN KWANG SONG
Pais: Coreia do Norte
Clube: -
Posição: Avançado
Data Nascimento: -
Lee Seung-woo, o sul-coreano do Barcelona, pode ter sido a estrela do Campeonato Asiático de sub-16 em 2014, mas na final foi ofuscado por Han. E se Lee é Messi, Han é Cristiano Ronaldo, embora diga que é fã do brasileiro, o Fenómeno. Depois de Park Do Ik, obviamente, o carrasco de Itália em 1966. Han já esteve a jogar em Espanha, tem poder, compostura em frente à baliza e um remate temível. É esperado que chegue à seleção principal a breve prazo. Han pode ser a primeira estrela global da Coreia do Norte.

MARTIN ODEGAARD

País: Noruega
Clube: Real Madrid
Posição: Médio ofensivo
Data Nascimento: 17 Dezembro 1998
Um dos poucos jogadores nesta lista que já é famoso. O precoce médio ofensivo foi convidado a treinar em quase todos os clubes de topo na Europa – do Bayern Munique ao Arsenal – antes de decidir que a sua carreira teria a melhor evolução nas camadas jovens do Real Madrid. O antigo jogador do Stromsgodset, dono de uma técnica incrível, fez a sua estreia pela seleção da Noruega com 15 anos e 253 dias e, embora tenha sentido algumas dificuldades no Real Madrid, não sobram dúvidas de que talento não falta para se impor. É igualmente desejável que consiga lidar com a atenção mediática que incide sobre ele desde muito cedo e o seu pai, Hans Erik, tem um grande papel a desempenhar nesse capítulo.

RAFIK ZEKHNINI

País: Noruega
Clube: Odd
Posição: Avançado
Data Nascimento:  12 Janeiro 1998
Mats Hummels mostrou-se perfeitamente surpreendido quando um jornalista lhe disse que Zekhini tem apenas 17 anos. O extremo tecnicista parece ter bem mais experiência do que a sua idade indica e teve um desempenho soberbo quando o Odd garantiu uma vantagem de 3-0 frente ao Borussia Dortmund na qualificação para a Liga Europa, destruindo a defesa pelo lado esquerdo e obrigando Thomas Tuchel a substituir o lateral Gonzalo Castro ao intervalo. O Borussia recuperou, venceu a eliminatória por 11-5 mas Hummels não deve esquecer tão cedo o nome de Zekhini. O jovem fez a sua estreia pelo Odd em julho e adaptou-se rapidamente na principal Liga da Noruega. É veloz e criativo com a bola, tem um pé esquerdo de qualidade mas demonstrou versatilidade ao marcar com o direito no segundo jogo na Liga norueguesa, nos descontos, garantindo uma vitória frente ao Tromso. Os maiores clubes da Europa já se aperceberam do potencial de Zekhini e o Odd já confirmou que o Manchester United está a seguir o jogador, assim como o Borussia Dortmund, sem grande surpresa. Ao contrário de Martin Odegaard, porém, Zakhini deve ficar mais um ano no Odd, pelo menos, de acordo com o seu empresário.
 
KRYSTIAN BIELIK

País: Polónia
Clube: Arsenal
Posição: Defesa
Data Nascimento: 4 Janeiro 1998
Embora tenha apenas feito cinco jogos na Liga pelo Légia de Varsóvia, Beilik esteve no centro de uma guerra entre o Arsenal e o Hamburgo no início do ano, mas acabou por assinar pelos «gunners». Quando chegou a Inglaterra disse que ficou impressionado de imediato com duas pessoas: Aaron Ramsey e a sua "mãe substituta" (a pessoa com quem está a viver). Arsène Wenger já converteu entretanto o médio polaco em defesa, e este deu uma resposta magnífica. Beilik é relativamente alto – 1,89 metros – e alguns treinadores de basquetebol na Polónia tentaram convencê-lo a mudar de desporto, mas em vão. O seu passado como médio ajuda-o a distribuir jogo desde linhas mais recuadas e é esperado que se estreie na seleção principal da Polónia num futuro não muito distante.
  
PEDRO PEREIRA

País: Portugal
Clube: Sampdoria
Posição: Defesa
Data Nascimento: 22 Janeiro 1998
Pedro Pereira teve um par de meses estonteantes desde que assinou pela Sampdoria neste verão, vindo da formação do Benfica. O lateral direito chegou a Itália como um perfeito desconhecido mas impressionou desde o primeiro minuto e o treinador da Sampdoria, Walter Zenga, não hesitou em inclui-lo nas fichas de jogo desde o início da temporada. Pode ter iniciado a época no banco, mas substituiu Mattia Cassani na terceira jornada da Serie A, frente ao Bolonha, e foi titular no encontro seguinte, no terreno do Torino. A condição mantém-se desde então. Pedro demonstra uma extraordinária segurança para quem é tão novo, e jogar em Itália permitirá um infindável desenvolvimento. Já representou as seleções jovens de Portugal em 32 ocasiões.
 
PANOS ARMENAKAS

País: Austrália
Clube: Udinese
Posição: Médio Ofensivo 
Data Nascimento: 5 de agosto de 1998
Fina habilidade, dribles desconcertantes e faro de golo – uma mistura arrebatadora em Armenakas que despertou a atenção de clubes como Liverpool, Arsenal, Chelsea e Manchester United, que disseram ter interesse no armador antes deste assinar com a Udinese, clube da Série A italiana, em 2014, após um período de dois anos nos juniores do Watford. Nascido na Califórnia, Armenakas cresceu em Sidney e, graças a uma descendência grega, pôde escolher entre três países para representar internacionalmente. A escolha recaiu na Austrália.
  
TOMÁS CONECHNY

País: Argentina
Clube: San Lorenzo
Posição: Avançado
Data Nascimento: 30 de março de 1998
Conechny é do sul da Patagônia, da cidade de Comodoro Rivadavia, mas mudou para Buenos Aires para jogar no San Lorenzo, onde tem se destacado na base. Ele é o atual melhor marcador do campeonato sub-17 e parece ter um grande futuro pela frente. Conechny já disse que sua ambição é jogar na Premier League no futuro e autodefine-se como um número 9. Tornou-se notícia de forma insólita, quando caiu de uma janela quando estava a jogar Playstation. A boa notícia é que ele raramente perde o equilíbrio no verdadeiro campo.

ISMAIL AZZAOUI

País: Bélgica
Clube: Wolfsburg
Posição: Médio
Data Nascimento: 6 janeiro 1998 
Após perder os irmãos Musonda para o Chelsea e Adnan Januzaj para o Manchester United, o Anderlecht ficou frustrado mais uma vez quando o Tottenham atraiu Ismail Azzaoui para Inglaterra em janeiro de 2014. O médio de 17 anos é tecnicamente qualificado, com uma visão diferenciada para o golo. Embora estivesse apto a representar Marrocos, Azzaoui tem brilhado pela Bélgica, marcando seis gols em 13 jogos pela seleção sub-17. Após perder Kevin de Bruyne, o Wolfsburg tirou o jogador do Tottenham por um milhão de euros. Uma grande quantia para um jogador que ainda não fez a sua estreia profissional – porém é improvável que ele tenha de esperar muito tempo, considerando o seu talento.
 
JESÚS MARIMÓN 

País: Colômbia
Clube: Once Caldas
Posição: Médio
Data Nascimento: 9 de setembro de 1998
Seguido pelo Manchester City desde os 15 anos e resgatado do futebol amador para assinar o seu primeiro contrato profissional há poucas semanas, a carreira de Jesús Marimón está em ascensão vertiginosa. Capitão da Colômbia sub-15, antes de ser promovido para os sub-17, o jovem aceitou um teste no campeão da Libertadores de 2004, Once Caldas, em julho deste ano. Algumas semanas depois foi logo promovido à equipa principal e tem jogado desde então. O empresário vangloria-se que ele é o único jovem da sua idade a ter essa marca na América do Sul, mas no Once conta com Javier Torrente, assistente de Bielsa por um longo período, mentor sábio e experiente. Confiante e com boa maturidade, Marimón tem sido comparado com Yaya Touré pela capacidade de ditar o ritmo do jogo e distribuir a bola com inteligência. «Ele tem muitas qualidades para um jogador tão jovem«, disse o técnico do departamento de Antioquia Óscar Pérez Móvil. «O próximo passo é com os sub-20 colombianos. Se isso der certo, estou convencido de que em breve vamos vê-lo na Europa.»
 
DAVOR LOVREN

País: Croácia
Clube: Dínamo Zagreb
Posição: Médio
Data Nascimento: 3 de outubro de 1998
Fica já a resposta à questão óbvia: sim, ele é irmão de Dejan Lovren, do Liverpool. E pode ser visto a jogar pelo Dinamo Zagreb na Youth League. É um jogador-chave na promissora geração croata (alguns nomes que valem a pena serem lembrados são Borna Sosa, Nikola Moro e Josip Brekalo) que disputará o Mundial sub-17 no Chile este ano. Ele tem boa velocidade, jogo direto e com um dom em abundância, que às vezes lembra Eden Hazard, a estrela que mais admira.

JACOB BRUUN LARSEN

País: Dinamarca
Clube: Borussia Dortmund
Posição: Médio Ofensivo
Data Nascimento: 19 de setembro de 1998
Por ser um jogador extremamente talentoso no Lingby Boldklub, Jacob Bruun foi convidado para um teste no PSV e no Liverpool em 2013, mas no final foi o Borussia Dortmund quem conseguiu convencer o jogador a assinar com eles no ano seguinte. Até agora, o resultado tem sido muito bom. Rápido e com elevada capacidade para drible, tem impressionado na sub-19 e fez sua estreia na equipa principal num jogo-treino em setembro deste ano, quando diversos jogadores estavam ao serviço das seleções. 
  
KAIAN KAIRINEN

País: Finlândia
Clube: Inter Turku
Posição: Médio
Data Nascimento: 22 de dezembro de 1998
Kairinen tornou-se o segundo jogador mais jovem da história a jogar pelo Inter Turku, quando se estreou em outubro de 2014, com apenas 15 anos. Logo depois o talentoso médio passou a ser um jogador regular na equipa que está lutar por um lugar na Europa e pelo topo da liga nacional. Canhoto e de muita confiança com a bola, Kairinen lê o jogo excecionalmente bem. Tem também uma grande variedade de passe e pode rematar de longa distância. Os jornalistas locais consideram-no o mais talentoso jovem do futebol finlandês, e esperam que ele se desenvolva como médio de profundidade, tal qual Andrea Pirlo. Kairinen fez testes no Aston Villa em 2013 e Tottenham em 2014, e parece ser questão de tempo a assinatura dele por um grande clube.
 
BILAL BOUTOBBA

País: França
Clube: Marseille
Posição: Médio 
Data Nascimento: 29 de agosto de 1998
Aos 16 anos, três meses e 16 dias, Boutobba tornou-se o mais jovem estreante pelo Marseille, na partida contra o Monaco, em dezembro. Curiosamente o médio despertou a atenção do técnico Marcelo Bielsa num jogo frente ao Monaco, de sub-19, um mês antes. Frequentemente utilizado pelo lado direito, Boutobba usa o pé esquerdo para cortar para dentro. O seu estilo de jogo tem sido comparado com o de Arjen Robben. O franco-argelino brilhou durante o Campeonato Europeu sub-17, no último verão, com um gol e cinco assistências em seis partidas. A seleção venceu o torneio pela primeira vez desde 2004.

LUCA FERNÁNDEZ

País: França
Clube: Real Madrid
Posição: Guarda-redes
Data Nascimento: 13 de maio de 1998
Fernandez fez parte da vitoriosa seleção francesa sub-17 que venceu o Campeonato Europeu, derrotando a Alemanha por 4 a 1 na final. O grande momento do guarda-redes surgiu nas meias-finais, na vitória sobre a Bélgica. Ele defendeu três penáltis mas desperdiçou a sua cobrança, ao bater à Panenka. Tem feito o trajeto no Real Madrid, dos sub-8 aos sub-19. Filho de Zinedine Zidane, treinador da equipa B, o Castilla, que o queria ver emprestado a outro clube, de acordo com relatos da imprensa espanhola. O irmão Enzo já é o capitão da seleção. «Sou bom no um contra um e também no ar», diz Luca, que por ser guarda-redes sofre menos com as comparações com o pai.
  
DAYOT UPAMECANO
 
País: França
Clube: Red Bull Salzburg 
Posição: Defesa
Data Nascimento: 27 de outubro de 1998
Já foi associado tanto ao Manchester United como ao PSG, ou para os especialistas em contratar jovens talentos franceses, como o Monaco. Upamecano foi outro campeão europeu pela França sub-17, fazendo parte de uma formidável defesa que sofreu o primeiro gol na meia final. O defesa central rejeitou os grandes clubes e transferiu-se para o Red Bull Salzburg no último verão, num acordo de três anos por 2,2 milhões de euros. Foi emprestado para a segunda divisão austríaca, para o Liefering, onde está na equipa principal. Ainda com apenas 16 anos é visto como uma futura estrela pelo Red Bull.
 
FABIAN BENKO

País: Alemanha
Clube: Bayern de Munique 
Posição: Médio
Data Nascimento: 5 de junho de 1998
O elegante e técnico médio emergiu na digressão do Bayern de Munique à China, no verão, na qual disputou uma partida amigável com o Inter de Milão e recebeu positivas críticas de Pep Guardiola. «Ele tem apenas 17 anos e muito a aprender, mas estamos muito satisfeitos com as suas performances», disse Pep. Benko foi promovido do sub-19 para a equipa B esta época, que disputa a quarta divisão. Apesar de atuar contra jogadores que são mais velhos que ele, Benko tem impressionado.
 
FELIX PASSLACK

País: Alemanha
Clube: Borussia Dortmund
Posição: Médio 
Data Nascimento: 29 de maio de 1998
Passlack, que pode ser descrito como o novo Mario Gotze, é muito rápido e perigoso pelos flancos. É um jogador tão versátil que também pode atuar como «10» ou pela direita. O médio ofensivo liderou a equipa que foi vicecampeã europeia sub-17. Tem impressionado também o treinador pelas qualidades como líder. Em setembro foi premiado com a medalha Fritz Walker como o melhor jovem jogador na sua idade na Alemanha. As boas atuações pelos sub-19 do Borussia Dortmund – sete golos em seis jogos – podem fazer com que passe para a equipa principal em breve.
  
DIMITRIS LIMNIOS

País: Grécia
Clube: Atromitos FC
Posição: Avançado
Data Nascimento: 27 de maio de 1998
Um talentoso e canhoto atacante que é conhecido por marcar golos acrobáticos. Limnios é um jovem de 17 anos já foi promovido para os sub-19 da Grécia. E foi através da seleção que foi descoberto pela Sampdoria, quando marcou três golos contra Moldávia. Ele visitou o clube da Série A italiana para uma semana de testes e um mês depois foi promovido à equipa principal do Atromitos. É o terceiro jogador mais jovem a jogar pelo Campeonato Grego e fez sua estreia europeia nesta temporada, contra o AIK, na Liga Europa. Não é muito diferente de Konstantinos Mitroglou no estilo.
 
REZA SHEKARI 

País: Irão 
Clube: Zob Ahan
Posição: Médio Ofensivo
Data Nascimento: 31 de maio de 1998
O médio de condução fez recentemente a estreia pelo Zob Ahan na liga iraniana, após impressionar em diversas categorias. É visto como o sucessor da lenda Javad Nekounam. Há que considere até que pode ser melhor do que o compatriota que disputou a Liga espanhola durante seis anos e jogou mais de 150 vezes pelo seu país. O médio já foi chamado para a seleção sub-23, embora tenha somente 17 anos. O Irão produz vários talentos, mas que não são trabalhados da melhor maneira. Shekari pode ser diferente.

HAVIV OHAYON 

País: Israel
Clube: Maccabi Tel Aviv
Posição: Guarda-redes
Data Nascimento: 17 de agosto de 1998
Paulo Sousa, que trabalhou no Maccabi durante a temporada 2013-2014, chamou Ohayon para a equipa principal quando este tinha 15 anos, e acreditou que o jovem guarda-redes será uma estrela no futuro. Uma visão partilhada por jogadores e treinadores, que admiram os seus reflexos e atitude. Extremamente calmo sob pressão, Ohayon é destemido e lidera pelo exemplo. Ele é muito ágil para alguém com 1,96m e apresenta uma semelhança física com Thibaut Courtois que certamente não lhe faz mal algum. O jogador de 17 anos defendeu um penálti na estreia profissional pelo Maccabi, em agosto, e essa é uma das especialidades. O desempenho contra o Chelsea, no arranque da Youth League, foi extremamente positivo, embora o Maccabi tenha perdido por 3 a 0.

MANUEL LOCATELLI

País: Itália
Clube: Milan
Posição: Médio
Data Nascimento: 8 de janeiro de 1998
Para falar sobre Manuel Locatelli, o técnico da formação do Milan, Mauro Bianchessi, não poupa palavras: “Pode ser o próximo capitão do Milan. É um pouco de (Andrea) Pirlo e um pouco de (Riccardo) Montolivo». Há quem considere que o jovem ainda não está pronto para a equipa principal, mas é verdade que muitas pessoas de Milanello aguardam que o tempo seja bom conselheiro. Equipado com uma impressionante variedade de passes, ele pode ditar o tempo de jogo na sua posição.
  
MANUEL NICOLETTI

País: Itália
Clube: Crotone
Posição: Defesa
Data Nascimento: 12 de setembro de 1998
Um jovem homem, com uma cabeça velha em cima dos ombros, e não estamos a falar da barba. Nicoletti andava a jogar acima do seu escalão até assinar com o Crotone e estabelecer um novo recorde do clube, ao estrear-se pela equipa principal em novembro, com 15 anos, 11 meses e 20 dias. Um velocista firme, com técnica natural, que não se intimida. A Juventus estava entre os clubes italianos que enviaram olheiros para observá-lo na última temporada, mas o empresário afirma que diversos clubes estrangeiros também expressaram interesse.
 
RITSU DOAN

País: 
Japão
Clube: Gamba Osaka
Posição: Avançado
Data Nascimento: 16 de junho de 1998
Ritsu Doan representa o início de uma nova geração para o futebol japonês. Nasceu dois dias após o primeiro jogo do Japão num Campeonato do Mundo e já está a ser preparado para as Olimpíadas de Tóquio em 2020. Uma canhota abençoada, com boa passada, dribles insinuantes e surpreendente força física, Doan fez os primeiros jogos pelo Gamba Osaka na Liga dos Campeões da Ásia e na Liga japonesa, antes do 17º aniversário. Incrivelmente versátil, ele sente-se confortável em qualquer lugar no apoio ao ponta de lança, mas também já atuou como lateral.
  
IANIS HAGI

País: Roménia
Clube: Vitorul
Posição: Médio Ofensivo
Data Nascimento: 22 de outubro de 1998
O nome já acarreta pressão, mas Ianis Hagi parece lidar bem com isso, embora até o pai alimente a questão. “Está num caminho melhor do que eu estava com a mesma idade. Ele é talento puro e será o futuro capitão e líder da Roménia. A sua qualidade é incrível», disse recentemente o ex-jogador de Barcelona, Real Madrid, Galatasaray e Roménia, Gheorge Hagi. Ianis fez a estreia pela Roménia com apenas 16 anos e um mês. Meio ano depois assinou com a Fiorentina por um milhão de euros. Agora está de volta a Vitoruk, clube que o criou e que é administrado pelo seu pai, por empréstimo. Hagi Junior é melhor como «10», atrás do avançado, mas ele também é perigoso pelos flancos.

ARTEM GALADZHAN
País: Rússia
Clube: Lokomotiv Moscovo
Posição: Avançado
Data Nascimento: 22 de maio de 1998
Nascido em Novorossiysk, principal porto russo do Mar Negro, Galadzhan começou a jogar futebol com sete anos. Cinco anos mais tarde o treinador levou-o para Moscovo para ver se algum clube da capital estaria interessado em lapidar o seu talento. O CSKA não viu nada de mais, mas o Lokomotiv decidiu dar-lhe uma oportunidade. Não demorou muito para que o alto avançado fosse chamado para capitanear a Rússia no Europeu sub-17, em maio de 2015. Galadzhan, cujos jogadores favoritos são Karim Benzema e Sergio Aguero, tem um excelente sentido posicional, bom faro de golm e lê o jogo de forma excepcionalmente boa, considerando a sua idade. O jovem russo, diferente de muitos seus compatriotas, fala um bom inglês e já marcou cinco golos em 11 jogos pelos sub-17, e 13 golos em 19 partidas na formação do Lokomotiv.
  
ZEHRUDIN MEHMEDOVIC 
País: Sérvia 
Clube: Cukaricki
Posição: Médio Ofensivo
Data Nascimento: 15 de março de 1998
Comparado a Adem Ljajic, do Inter de Milão, provavelmente porque vieram do mesmo lugar, Sandjak, de predominante população muçulmana. Outros têm visto nele um «novo Dragan Stojkovic». E inevitavelmente, dada sua técnica superior e por ser pequeno, há também quem o chame de «Méssio sérvio». Uma coisa é certa, porém: Zeko’ (coelho), como é conhecido, é um genuíno artista – um número 10  – um estilo de jogador que o futebol sérvio espera desde...Dragan Stojkovic. Já esteve a treinar no Manchester City e no Arsenal, que estão interessados na contratação.
 
JAN MLAKAR
País: Eslovénia
Clube: Fiorentina
Posição: Avançado
Data Nascimento: 23 de outubro de 1998
 Um artilheiro implacável no estilo, podemos dizer, de Klaas-Jan Huntelaar, Edinson Cavani ou até mesmo Robert Lewandowski. Muito confiante e excecionalmente produtivo (16 golos em 16 partidas pelo sub-16 e sub-17 da Eslovénia), mas ainda pouco sintonizado com os companheiros. Circularam Rumores de que Liverpool, Everton e Tottenham ficaram interessados depois de marcar à Inglaterra, em março, ma no último ano a Fiorentina pagou mais um milhão ao NK Domzale.
  
LIAM JORDAN
País: África do Sul
Clube: Bidvest Wits
Posição: Médio Ofensivo 
Data Nascimento: 30 de junho de 1998
Jordan fez a estreia profissional pelo Bidvest Wits com 16 anos, na última temporada. Hoje, com 17 anos, lida com a perda do pai, o ex-jogador Keryn Jordan, que recentemente perdeu uma longa batalha contra o cancro. Ele voltou para a África do Sul, após crescer no Auckland City com o pai, e, obviamente, graças a seu talento natural e habilidade, foi rapidamente promovido à equipa principal do Wits. O jovem, que se inspira em Cristiano Ronaldo, já atraiu interesse da Europa, com sondagens de Manchester United, Sunderland e Brondby.
  
LEE SEUNG-WOO
País: Coreia do Sul
Clube: Barcelona
Posição: Avançado
Data Nascimento: 6 de janeiro de 1998
O jovem que esteve na base do castigo que impede o Barcelona de contratar jogadores até janeiro. O Messi coreano foi promovido ao Barcelona B, mas não pode jogar até ao 18º aniversário. Isso vai acontecer precisamente em janeiro. Rápido, equilibrado e confiante, Lee é provavelmente o maior talento asiático, mesmo sem o recente cabelo rosa que ostentou. O seu estilo e atitude em campo quando volta ao leste asiático – visivelmente descontente quando é substituído, por exemplo – tem gerado discussões na terra natal, por atitudes vistas como arrogantes. Isso pode ser o que a Coreia do Sul necessita.

JOSÉ MARÍA AMO
País: Espanha
Clube: Sevilha
Posição: Defesa
Data Nascimento: 9 de abril de 1998
Um defesa central cujo sobrenome é brilhantemente traduzido como «lorde», fazendo dele um título de sonho para um escritor. Invariavelmente bem posicionado, forte e bom no jogo aéreo, foi chamado à seleção sub-19 da Espanha, apesar de ser um ano mais jovem do que a maioria. Está no segundo ano de juniores do Sevilla e jogou a abertura da Youth League, mas esteve na pré-temporada com a equipa B, que joga a terceira divisão, pela qual já foi convocado duas vezes. O seu ídolo de infância era Carles Puyol e atualmente admira Sergio Ramos. Ele também admite que, caso não fosse jogador, seria toureiro. Em Sevilha consta que também tinha jeito para isso.
 
DANI OLMO 
País: Espanha
Clube: Dinamo Zagreb
Posição: Avançado
Data Nascimento: 7 de maio de 1998
Capitão na formação do Barcelona e da Espanha, o atacante Dani Olmo assinou com o clube quando tinha nove anos, tendo jogado anteriormente no Espanyol. Deixou o Barcelona no verão de 2014 para assinar com o Dínamo Zagreb. Tinha somente 16 anos, mas a decisão foi motivada pelo desejo de se tornar um profissional o mais rápido possível, experiência que considerava impossível no Camp Nou. «Não há outro clube em que tivesse tantas oportunidades com esta idade como no Zagreb», disse. «Eu treino e jogo com colegas que já possuem experiência em Mundiais e provas europeias». Tem jogado pelo Dinamo na Youth League e estreou-se pela equipa principal na Taça da Croácia, marcando o primeiro golo numa goleada por 7-1.
  
ZACKARIAS FAOUR
País: Suécia
Clube: Manchester City
Posição: Avançado
Data Nascimento: 19 de março de 1998
Um atacante de Malmo cujo primeiro nome começa com Z proporciona uma comparação inevitável, mas atenuada pela distância. Zackaria “Zacki” Faour começou a jogar pelo Malmo com cinco anos de idade. Aos 13, foi visto por alguns dos maiores clubes europeus. No final o Manchester City pagou 400 mil libras pelo talentoso atacante que é poderoso, habilidoso e tem instinto predatório. Muitos jovens suecos têm rumado à Premier League, mas poucos conseguiram alçar grandes voos em Inglaterra. Será diferente com Zacki?
  
IBRAHIM DEMIRBAG
País: Turquia
Clube: Galatasaray
Posição: Avançado
Data Nascimento: 30 de outubro de 1998
Recue aos anos 1990, na geração de ouro do Galatasaray, que conquistou quatro campeonatos nacionais, uma Taça UEFA e uma Supercopa europeia. Quase metade dessas equipas foram formados em casa, mas o celeiro de bons talentos cessou desde então (com exceção de Arda Turan). Isso pode ter mudado, porém, com o aparecimento de Ibrahim Demirbar, que é uma indiscutível pérola da base do Galatasaray. O atacante de 16 anos pode jogar como «10» ou mais à frente, ao estilo de Thierry Henry. Diversos clubes europeus têm feito aproximações ao jovem que já marcou 73 gols em 127 jogos na formação e que é regularmente convocado para as seleções turcas.
 
CHRISTIAN PULISIC
País: Estados Unidos
Clube: Borussia Dortmund
Posição: Avançado 
Data Nascimento: 18 de setembro de 1998
Christian Pulisic pode ter nascido em Hershey, Pensilvânia, mas ele não é um doce de leite. O jovem camisa 10 é pequeno e leve, mas tem uma habilidade enorme – prova é o elástico dado num jogo sub-17 dos Estados Unidos contra Trindade e Tobago, em março, que mostrou a sua habilidade para uma vasta audiência – bem como uma grande autoconfiança. Ele está agora no Borussia Dortmund e as expectativas são elevadas. Pulisic, filho de pais loucos por futebol, já treinou no FC Porto, Chelsea, Barcelona e PSV, mas foi considerado fraco fisicamente. Então retornou à Pensilvânia e fez o que adolescentes fazem: jogou consola, viu filmes, saiu com os amigos – e jogou futebol. Juntou-se ao programa residencial sub-17 dos Estados Unidos, em Bradenton, Flórida, como o mais jovem recrutado, e foi descoberto por olheiros do Borussia. Após uma longa espera por documentos está agora apto a jogar pelos juniores, tudo graças ao avô croata. O programa dos Estados Unidos deu a Pulisic a oportunidade de prosseguir a sua aventura europeia com o Dortmund, o perfeito ambiente para afiar seu talento natural e faro. 
 
FEDERICO VALVERDE
País: Uruguai 
Clube: Real Madrid 
Posição: Médios
Data Nascimento: 22 de julho de 1998
Não vai demorar muito tempo para o nome de Valverde ser associado a boatos de transferência na imprensa, acompanhados por excitantes compilações no Youtube. Mas o seu talento destaca-se e fê-lo mudar de país, com a saída do Peñarol para o Real Madrid em maio – por uma quantia de 5 milhões de euros – que veio após um teste no Arsenal e especulações de que o Chelsea estava interessado também. Valverde é um rápido médio com um pé direito apurado e faro de gol, demonstrado pelos sete golos em nove jogos pelo Uruguai no Sul-americano sub-17 deste ano. Foi emprestado de volta para o Peñarol esta temporada, fazendo a estreia profissional em agosto. Como se adaptou rapidamente ao novo desafio pode ver aumentadas as possibilidades de juntar-se às estrelas do Real em breve.
 
JEFF REINE-ADELAIDE
País: França
Clube: Arsenal
Posição: Avançado
Data Nascimento: 17 de janeiro de 1998
 Arséne Wenger sabe uma coisa ou duas sobre contratação de jovens franceses. Ou pelo menos sabia. Apesar de falhar com Jérémie Aliadière e Yaya Sanogo, a expectativa é alta com Reine-Adelaide, que pode ser o próximo grande jogador nos Emirates. Contratado do Lens ao mesmo tempo que Yassin Fortune, por uma quantia de três milhões de libras, em junho, o jogador de 17 anos adapta-se a qualquer posição no ataque. Reine-Adelaide impressionou na pré-temporada, sobretudo na vitória sobre o Wolfsburg, que motivou Wenger a referir-se ao jovem como «alguém especial», embora ainda não esteja no time principal.

TIMOTHY FOSU-MENSAH 
País: Holanda
Clube: Manchester United
Posição: Defesa
Data Nascimento: 2 de janeiro de 1998
Um jogador apontado como “novo Paul Pogba” terá diversas conotações para os fãs de Manchester United, mas essa é a marca que tem acompanhado Fosu-Mensah desde sua chegada do Ajax por £ 300 mil um ano atrás. Na verdade, os dois são bem diferentes. Fosu-Mensah tem jogado mais como um defensor, com sua força e passagem se destacando no futebol de base, embora ele também tenha aparecido no meio de campo e pode avançar mais no futuro. É o capitão da seleção sub-17 da Holanda e foi promovido para o sub-21 do Manchester United este ano, com uma esperada integração para o time principal em breve.

DOMINIK SMEKAL
País: Rep. Checa
Clube: Inter de Milão
Posição: Avançado
Data Nascimemto: 22 de janeiro de 1998
No mês passado os sub-18 da Rep. Checa defrontaram a Itália e Dominik Smekal marcou um golo e fez duas assistências na vitória por 3 a 2. Isso foi mais simbólico do que parece, pois o exetremo direito está a tentar tornar-se uma estrela na península italiana. Assinou com o Inter de Milão aos 16 anos e quer ser o primeiro checo a jogar na equipa principal deste emblema. Durante o percurso pela formação do Banik Ostrava foi associado a várias referências do futebol checo. «Ele tem coisas de Milan Baros (ex-Liverpool) e de Vaclav Sverkos (ex-Mönchengladbach)», disse Pavel Malura, que esteve no Banik e agora orienta os sub-18 checos. 

JOSÉ LUIS «KUKI» SALAZAR
País: Espanha
Clube: Málaga
Posição: Avançado
Data Nascimento: 5 de maio de 1998
Nasceu em Montevideu mas mudou-se para Espanha com um ano de idade, quando o pai voltou para este país. José Luiz Salazar foi atacante do Cádiz, Espanyol, Racing e mais notavelmente do Albacete (onde marcou mais de 70 golos) e jogou pela seleção uruguaia no Mundial1986, no México. Kuki, porém, é internacional espanhol sub-15, 16 e 17, escalão pelo qual disputou o recente Campeonato da Europa. Habilidoso canhoto, o avançado tem sido seguido por clubes britânicos. O técnico do Málaga gosta de chamar jovens aos trabalhos da equipa principal, para manter o grupo em sentido, e Kuki pode ter algumas oportunidades na presente temporada, embora o mais provável é que jogue com regularidade pela equipa B, o Atlético Malagueño, que está na terceira divisão. Fez a pré-época com a equipa principal e marcou dois golos ao Al Wasl, na estreia. Cumpre a quarta época no clube e tem contrato até 2018.
 
SANDI LOVRIC
País: Áustria
Clube: Sturm Graz
Posição: Médios
Data Nascimento: 29 de março de 1998
No campo ou na escola, não importa. Sandi Lovric tira nota A. O seu estilo de jogo baseado em Xabi Alonso impressionou Darko Milan, ex-treinador do Sturm Graz, que lhe deu a possibilidade de estrear-se na Liga austríaca com apenas 16 anos. E ele não tem deixado ninguém desapontado. A leitura de jogo é extremamente positiva. Durante a primavera recusou ofertas de Juventus e Inter de Milão, sobretudo porque quer terminar a escola com notas A, mas também pelo desejo de jogar na Premier League.
 
SIDIJI MAIGA 
País: Mali
Clube: Real Bamako
Posição: Avançado
Data Nascimento: 28 de dezembro de 1998
O Mali tem apresentado um desenvolvimento muito bom de jovens jogadores nos últimos tempos. Terceira classificada no Mundial sub-20, em junho, esta seleção reforçou a fama lançada pouco antes pelos sub-17, que venceram a CAN. O Mali praticou um excelente futebol de contra-ataque para vencer a prova continental, marcando dez gols em cinco jogos, e um dos melhores jogadores foi Maiga, o segundo mais jovem jogador da equipa, extremo direito de um trio de ataque que mostrou ser impossível de controlar. Maiga é um veloz e habilidoso extremo que tem grande qualidade na cobrança de faltas. Samuel Eto’o é a principal inspiração.
 
FRANCO LÓPEZ
País: Argentina
Clube: River Plate
Avançado: Posição
Data Nascimento: 1º de abril de 1998
Franco López chegou ao River Plate com 13 anos. Quatro anos depois foi promovido à equipa principal. Nada mal para um menino de 17 anos, que é tratado por “Dinho” por causa de sua semelhança física e técnica com a superestrela brasileira Ronaldinho. «Eu não gosto de ficar parado na mesma posição. Eu gosto de me movimentar por todo o campo», disse ao site do clube. Em fevereiro marcou ao Real Madrid e ao Milan no Al Kaas Cup, no Qatar.