As Ligas profissionais podem voltar a ser reduzidas, sobretudo a II Liga, e a Taça da Liga deve ver o seu formato alterado num futuro próximo. Estas são duas das medidas que estão a ser analisadas pelos clubes, de modo a ajudar na diminuição das despesas da Liga de Clubes, para equilibrar as suas contas, que estão no vermelho.
 
Luís Duque, presidente da Liga, admitiu no final da Assembleia-Geral desta segunda-feira, que essas mudanças estão a ser estudadas.
 
«Há abertura dos clubes para redução dos quadros competitivos. Posso até dizer que os clubes da II Liga já manifestaram intenção de reduzir o campeonato em dois clubes», afirmou Luís Duque.
 
Sobre a Taça da Liga, o seu modelo competitivo também deve ser alterado, sempre sem «alterar a sua visibilidade» no panorama desportivo nacional. «Não só pela vertente financeira, mas também desportiva e competitiva. O nosso quadro perde competitividade por ser tão alargado. Vamos ponderar se é possível continuar assim», comentou Duque.
 
A par da situação financeira da Liga, o presidente explicou que foram discutidos temas relativos à segurança nos estádios, controlo de entradas ilegais de jogadores estrangeiros no futebol português e critérios de distribuição de verbas das apostas online, bem como a possibilidade de centralização dos direitos televisivos.