Perder pela primeira vez na Liga é mau, perder contra uma equipa que luta pela permanência e acabar desalojado do primeiro lugar em vésperas de um clássico é muito pior.

FC Porto e Benfica cumpriram as suas tarefas caseiras, com graus de dificuldade bem diferentes apesar do resultado igual: 3-1.

No Dragão, o jogo resolveu-se cedo e até teve nota artística (o terceiro golo, fabricado por Herrera e Corona é de levantar qualquer estádio). Na Luz, o Benfica sofreu diante do Rio Ave até Jonas (que ampliou a liderança dos goleadores na Liga, com 13 golos) e Jiménez resolverem  nos dez minutos finais um jogo em que a arbitragem foi muito contestada pelos encarnados.

A grande surpresa da jornada veio portanto da Madeira, com a derrota do até agora líder Sporting diante do União, graças a um golo solitário de Danilo Dias.

Na mesma Choupana em que os azuis e brancos haviam começado a semana a recuperar pontos para a liderança, o Sporting começou a perdê-la (o resto veio com o triunfo portista no Dragão um par de horas depois).

Da ilha que num passado recente era amaldiçoada para os dragões veio a liderança que escapava desde dezembro de 2013. Veio entregue numa bandeja de prata e trazia um bónus: o título formal, ainda que pouco relevante, de “campeão de Inverno”. Nada mau para os pupilos de Lopetegui, em vésperas de visita a Alvalade.

Será que esta jornada marca uma viragem na Liga?

Nota importante ainda para o bom empate conquistado pelo Paços Ferreira em Braga, o mesmo sítio onde caíra o Sporting na Taça de Portugal, cinco dias antes.

V. Guimarães emerge, Tondela continua a afundar-se

Entre os madeirenses, só o União foi feliz nesta jornada. Logo a abrir a jornada, o Marítimo foi goleado em Arouca e o Nacional perdeu em Moreira de Cónegos.

TODOS OS JOGOS DA 14.ª JORNADA

A meio da tabela, entre a dupla madeirense, está o Estoril, que não vence há oito jogos na Liga e desta vez perdeu em casa pela margem mínima, diante de um Vitória de Guimarães que está em recuperação desde a chegada de Sérgio Conceição.

Lado a lado com o Estoril passa a estar o Belenenses. Na estreia do jovem Julio Velázquez, treinador espanhol e sucessor de Ricardo Sá Pinto, a equipa do Restelo ultrapassou o Boavista por 1-0, golo de Filipe Ferreira logo no início da partida.

O Tondela, apesar de ter trocado de treinador já duas vezes nesta temporada (depois de Vítor Paneira e Rui Bento, Petit) quase só sabe perder, desta vez por 1-3 em casa diante do V. Setúbal, e soma apenas cinco pontos no último lugar.