O seleccionador foi o único elemento da equipa turca que compareceu à conferência de imprensa marcada pela UEFA, na manhã de hoje. Mustafa Denizli optou por um discurso diplomático, começando por dar as boas-vindas aos muitos jornalistas estrengeiros presentes. Depois, disse repetidamente que Portugal é o favorito para o jogo dos quartos-de-final, amanhã. 

«O facto de termos passados aos quartos-de-final representa o atingir do nosso principal objectivo, mas naturalmente agora já queremos mais. A generalidade dos observadores considera Portugal a melhor equipa do torneio e eu estou de acordo. Conheço bem as suas forças e qualidades e aprecio muito o futebol espectacular e de grande inteligência. Este jogo tem todas as condições para ser dos mais marcantes do torneio», disse Denizli numa conferência de imprensa surreal, onde o tradutor resumia as longas frases do treinador em declarações de breves segundos. 

«O essencial é a nossa estratégia» 

À pergunta sobre qual é a receita para derrotar Portugal, Denizli responde que a Turquia tem que fazer o seu jogo: «Já três grandes equipas o tentaram sem êxito, o que nos levou a analisar cuidadosamente a maneira como Portugal chegou às vitórias. De qualquer maneira, para nós o essencial é a nossa estratégia, a nossa atitude.»  

Portugal vai, portanto, defrontar uma equipa preparada para sofrer: «Mesmo concordando que Portugal é melhor, que as suas estrelas estão em grande forma e entretêm os espectadores, vamos tentar contrariar essa superioridade com disciplina, esforço e não cometendo erros perante jogadores muito eficazes.» 

A Turquia começou mal o Euro-2000, com uma derrota frente à Itália e um empate sem golos com a Suécia, mas as coisas mudaram e Denizli garante que a equipa não foi afectada: «Não entrámos no torneio como esperávamos, ao contrário de Portugal, que ficou extremamente motivado pela reviravolta com a Inglaterra. Agora, porém, termos conseguido o apuramento da forma como o fizémos motivou-nos extraordinariamente, por isso acho que entramos em pé de igualdade. Apesar de Portugal ter mais estrelas e ser legitimamente favorito.» 

Por isso, Denizli garante que a selecção terá o apoio maciço dos turcos, mesmo num país onde as pessoas torcem mais pelos clubes: «Na Turquia o apoio aos clubes é de facto extraordinário, mas a diferença é que as pessoas não estavam habituadas às vitórias da selecção. A nossa carreira neste Europeu é a maior proeza desportiva da nossa história, portanto, se passarmos às meias-finais a festa será inesquecível.»