Chama-se Márcio Sousa mas toda a gente o conhece por Maradona. Uma alcunha que já traz do tempos em que começou a dar asas ao sonho de ser jogador no Vitória de Guimarães. «Tem um pé esquerdo fabuloso», diz João Pinto, o actual treinador de Márcio Sousa na equipa júnior do F.C. Porto. «Penso que a alcunha seja pela sua estatura muito semelhante à do Maradona e por ter um pé esquerdo que faz também maravilhas», acrescenta. Márcio Sousa mede 1.65 metros e pesa 66 Kgs.

Quanto o F.C. Porto receber amanhã o Maia, o jovem esquerdino vai ter a primeira oportunidade de, pelo menos, se sentar no banco da equipa principal das Antas. Quem sabe jogar até uns minutos. A presença na lista de dezoito jogadores convocados por José Mourinho garante-lhe essa ilusão. «Não sei se é um prémio justo. O Mourinho deve ter sentido necessidade de um jogador para determinado lugar e achou que o Márcio tem essas características», sublinha.

Já o facto de ter chamado a atenção de Mourinho não parece surpreender João Pinto. «É um jogador com qualidades para um dia mais tarde poder ser alguém no futebol. Tecnicamente é um muito evoluído e é um miúdo que tenta fazer tudo o que se lhe diz». Joga no apoio ao ataque e destaca-se também pelos muitos golos que faz. Esta época foram sete em onze jornadas que leva o campeonato júnior.

Nas Antas há muitas esperanças de ver o jovem ser craque. Qualidade, dizem, não lhe falta. «É um médio ofensivo, bom organizador de jogo. Tem excelente visão, boa técnica e facilidade de remate. Também é forte na marcação de livres». Márcio Sousa nasceu há 17 anos em S. Clemente, Guimarães. Iniciou-se no Vitória até que foi adquirido pelo F.C. Porto. Ele e Vieirinha vieram englobados no pacote que fez Rafael tomar o trajecto inverso. Uma aposta para o futuro que o F.C. Porto espera rentabilizar.