Quando se fala sobre centros de estágios, geralmente fala-se sobre... Clairefontaine. O local onde o F.C. Porto prepara, desde o passado dia 4 até 18 de Julho, a temporada 2001/2002 é uma referência na matéria e, de facto, quem já teve a oportunidade de visitar o local percebe as razões dessa marca. 

Situado a 50 quilómetros de Paris, para sudoeste da capital francesa - numa zona de bosques, extremamente calma e recheada de verde - Clairefontaine acolhe o centro de estágio da Federação Francesa de Futebol (FFF) e, automaticamente, da selecção nacional francesa. Foi aqui que o conjunto gaulês se preparou para o Campeonato do Mundo de 1998, realizado em França, e para o Euro-2000, duas competições que a selecção francesa venceu de forma categórica. 

O nome «Clairefontaine» já não era desconhecido dos clubes portugueses. O Sporting já cá havia estagiado por duas vezes. A primeira em 92/93, a segunda no tempo de Octávio, razão pela qual se torna fácil entender o porquê de o F.C. Porto ter escolhido esta zona para local do seu estágio de pré-temporada. 

Um paraíso coberto de verde 

O Centro Técnico Nacional Fernand-Sastre (é esta a designação correcta do local onde o F.C. Porto estagia) situa-se no coração do Parque Natural Regional do Vale de Chevreuse. Cobre uma área de 66 quilómetros quadrados, e 56 hectares de superfície, na qual se enquadram sete campos relvados, dois sintéticos, uma sala de musculação e saunas, três courts de ténis, um percurso de manutenção pela floresta, um ginásio e ainda um conjunto de habitações ¿ repartidas por toda a área - que comportam um total de 302 camas. 

A fundação deste centro de estágio remonta 1976, altura em que o então presidente da FFF, M. Fernand-Sastre, se decidiu pela construção de uma infra-estrutura deste estilo. A escolha do local deu-se quatro anos mais tarde, sendo que o início das obras ocorreu em 1985. A 8 de Janeiro de 1988, o centro de estágio de Clairefontaine abriu as suas portas, tendo sido oficialmente inaugurado três dias depois, pelo então Presidente da República Francesa, François Miterrand.