Zé Tó protagonizou um dos casos do defeso, ao assinar pelo União de Leiria depois de ter rubricado um contrato-promessa com o Farense. 

Na capital algarvia reclamou-se que o jogador teria que se apresentar no primeiro dia de trabalho da equipa de Manuel Balela, mas a verdade é que, tal como os responsáveis leirienses sempre afirmaram, Zé Tó juntou-se aos novos companheiros no União de Leiria, acompanhado pelo irmão gémeo Tozé. 

Zé Tó, cauteloso no discurso, não quer dar muito mais margem de manobra ao assunto: «Não queria falar muito sobre isso. As coisas estão a ser resolvidas entre os clubes, o mais que posso dizer é que estou aqui para iniciar uma nova etapa da minha vida. Só quero pensar no trabalho.» 

A ida para Leiria é apontada por Zé Tó como «uma escolha pessoal» e a época que está à porta é olhada com esperança pelo jogador, apesar de os problemas com a transferência não estarem, ao que parece, totalmente resolvidos: «O ano passado foi muito bom para mim, espero nesta temporada fazer ainda melhor do que fiz e dar mais realce à minha carreira.»