Siga o Gil Vicente-Sporting

Curiosidades

Sá Pinto e Paulo Alves partilharam o balneário do Sporting entre 1995 e 1996. Pelo meio, os dois jogadores ainda foram chamados à seleção nacional, embora o atual treinador do Gil Vicente tenha perdido o comboio para a fase final do Euro1996. Curiosamente, Domingos (anterior técnico do Sporting) e Cadete foram os pontas-de-lanças chamados, embora Sá Pinto tenha sido o principal parceiro de ataque de João Pinto na competição. Paulo Alves foi aos Jogos Olímpicos nesse ano. Dois antigos colegas em lados opostos da muralha, sob o signo do golo. Curiosamente, Sá Pinto foi mesmo decisivo na última vitória do Sporting em Barcelos. Isso já na época 2004/05. O atual técnico dos leões marcou dois golos, com Liedson a fechar a contagem (0-3). Só mais um pormenor: foi após a derrota caseira dos leões com o Gil Vicente, para a Taça da Liga, que Godinho Lopes começou a pensar seriamente na troca de Domingos Paciência por Sá Pinto.

Momento

Gil Vicente: A equipa de Barcelos terá sido à força das transmissões televisivas. Isto porque estará no limite das suas capacidades físicas com dois jogos importantes em três dias. Na quinta-feira, recebe o Sp. Braga nas meias-finais da Taça da Liga. Por isso mesmo, será natural que alguns jogadores do Gil Vicente, no subconsciente, pensem numa gestão de esforço para esse duelo minhoto. A equipa de Paulo Alves, porém, já travou Benfica (2-2) e F.C. Porto (3-1) em Barcelos.

Sporting Se o Gil Vicente estará com uma parte do pensamento no próximo jogo, daqui a apenas três dias, os leões poderão acusar ligeiro cansaço após a épica batalha de Manchester, na derrota mais saborosa da história do Sporting. O apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa obrigaram a um esforço extraordinário, bem saudado pelos adeptos. O 5-0 ao Vitória, na última jornada, a par desse brilharete frente ao Man. City, empolga os leões.



Principais ausências

Gil Vicente: Pedro Moreira e Daniel estão lesionados. Rodrigo Galo, que treinou condicionado durante a semana, está em dúvida.

Sporting Pereirinha está lesionado.

Discurso direto

Paulo Alves: «O desgaste (do Sporting) pode acontecer quando o resultado é negativo, mas aquela defesa do Rui Patrício, nos derradeiros segundos, proporcionou uma emoção muito grande na equipa, que assim ultrapassa o desgaste e ajuda à rápida recuperação física. Sá Pinto é uma pessoa com carisma e intensidade e que transmite uma garra muito grande aos jogadores»

Sá Pinto: «O caminho faz-se caminhando. É importante ganharmos, obtermos resultados positivos e solidez, o meu papel... isto é um jogo de jogadores, eles são os grandes intérpretes. Eu oriento, guio e, felizmente, essas ideias estão a ser realizadas. Sinto-me orgulhoso, sinto que sou válido, tanto eu como a minha equipa técnica.»

Histórico de confrontos

Em 29 jogos para o campeonato nacional, o Sporting tem uma vantagem notória. Os leões ganharam 18 desses confrontos, contra 7 empates e 4 triunfos do Gil Vicente. Em casa, a equipa de Barcelos consegue melhorar os números, com três vitórias e cinco empates em 14 jogos realizados no Minho. Seis triunfos dos leões.

Equipas prováveis

GIL VICENTE: Adriano Facchini; Rodrigo Galo, Cláudio, Halisson e Junior Caiçara; André Cunha, Luis Manuel e Mauro; César Peixoto; Hugo Vieira e Richard.

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Xandão, Polga e Insua; Matías Fernández, Daniel Carriço e Schaars; Izmailov, Wofswinkel e Capel.