Ensanduichado entre duas jornadas de provas europeias, este é um fim de semana especialmente exigente para os apreciadores de futebol internacional. Se incluirmos quatro jogos da MLS, transmitidos no Eurosport nas noites de sexta a domingo, são 31 partidas em direto, que terá de organizar por ordem de importância para conseguir encaixar em dois dias e meio.

Claro que não é bem assim: nem todas são para levar em conta, e vamos começamos já por facilitar-lhe o trabalho. Tiremos da equação os quatro jogos norte-americanos, o representante do campeonato paulista - Marília-Santos (sábado às 21.30, SportTV 3 *) que ainda por cima tem nome de apresentadora de talk show – e ainda o Anderlecht-Gent (domingo às 13.30, SportTV 3 *) irrelevante para os destinos de uma Liga belga que só vai decidir-se no play-off.

Feito isto ainda sobram 25 jogos, e os problemas começam logo na sexta-feira, quando tiver de optar entre o contingente luso do Mónaco ( Mónaco-Bastia às 19.30, na SportTV 5 ***) e os muitos portugueses envolvidos no Valência-Dep. Corunha (19.45, SportTV 2 ***). Pelo meio, para aproveitar os tempos mortos, ainda tem um B. Leverkusen-Estugarda (19.30, SportTV 3 **), envolvendo outro dos potenciais adversário do FC Porto nos quartos de final da Liga dos Campeões.

Sábado começa com uma dispensável visita aos andares de baixo da Premier League ( Crystal Palace-QPR, 12.30, BTV 2 **) que lhe deixa tempo à justa para tratar do almoço antes de um ex-clássico alemão, que lhe permitirá ver, novamente, o ataque mais implacável do futebol europeu
( Werder Bremen-Bayern, às 14.30, na SportTV 2 ****).

Se, como tem sido hábito, o Bayern resolver as coisas em passo acelerado, melhor: mais tempo lhe sobra para repartir atenções por dois jogos dignos de uma descontraída tarde de sábado. O Espanhol-At. Madrid (15, SportTV 1 ***) pode manter os colchoneros a correr por fora na luta pelo título, enquanto o Arsenal-West Ham (15, BTV 2 ****), além da rivalidade inerente a um dérbi de Londres, tem os «gunners» a defender o terceiro lugar, em ensaio geral para a missão impossível que enfrentam no Mónaco, a meio da semana.

O jogo de pares prossegue a partir das 17, mas a menos que seja um fanático da série A, há mais razões para optar pelo Eibar-Barcelona (17, SportTV 2 ****) do que pelo Palermo-Juventus (17, SportTV 1 ***). Se nenhum dos dois estiver à altura do exigível a um líder em Espanha ou Itália, meia hora mais tarde tem o Burnley-Man. City (17.30, BTV 2 ****), com a equipa de Pellegrini a alimentar esperanças de aproveitar internamente o impacte do desaire do Chelsea na Champions. À mesma hora há um B. Dortmund-Colónia (17.30, SportTV 3 ***), ensaio-geral para o empolgante jogo com a Juventus, a meio da semana e podemos dizer que os pontos altos de sábado se ficam por aí: aproveite para um jantar mais caprichado, em família ou com amigos, já que não serão o Rayo Vallecano-Granada (19, SportTV 2 **)
nem o Celta-At. Bilbau (21, SportTV 2 **) a obrigá-lo a permanecer em casa.

Já olhou bem para a Liga francesa?

Prepare-se que o domingo tem menu fortíssimo e começa bem cedo: logo às 10.30 há dérbi de Moscovo ( Spartak-Dínamo, na SportTV 5) para acompanhar os croissants ou, em alternativa um pouco mais tardia, o Almería-Villarreal (11, SportTV 2 **). Mas nada disto pode comparar-se com o primeiro grande embate de domingo: Chelsea-Southampton (13.30, BTV 2 ****) para tomar o pulso ao ânimo das tropas de Mourinho e dos seus adeptos, quatro dias depois do desastre caseiro com o PSG. É muito relevante para si saber que à mesma hora joga o líder da Liga holandesa ( PSV-Groningen, às 13.30, SportTV 2 **)? Pois, bem nos parecia...

A concorrência ao jogo do Chelsea não é muito entusiasmante - Atalanta-Udinese (14, SportTV 1 **) e Wolfsburgo-Friburgo (14.30, SportTV 4 ***) - mas a partir das 16 horas há dois jogos que justificam toda a atenção. Não, não estamos a falar do dispensável Málaga-Córdoba (16, SportTV 2 **), mas sim da difícil opção entre o clássico francês Bordéus-PSG (16, SportTV 3 ****) e o clássico inglês Man. United-Tottenham (16, BTV 2 ****).

Com estas duas opções, já tem material bem mais do que suficiente para ficar entretido até às 18, altura em que pode optar pelo Sevilha-Elche (18, SportTV 2 ***) ou, em alternativa, por um lanche reforçado, a compensar o pouco tempo que terá para jantar. Se o Inter-Cesena (19.45, SportTV 3 **) dificilmente terá algo a acrescentar à nossa busca coletiva pela felicidade, já o mesmo não se pode dizer do Real Madrid-Levante (20, SportTV 2 ****), numa altura em que se aperta o cerco a Carlo Ancelotti. Mas à mesma hora, e ainda mais entusiasmante há um Marselha-Lyon (20, SportTV 5 *****), cimeira de candidatos ao título francês, que pode ser daqueles jogos que marcam uma temporada. Já reparou que a Liga francesa é, nesta altura, uma das mais abertas e competitivas da Europa? Se ainda não reparou, pode muito bem começar por aqui.

Potencial de interesse

* Só para profissionais
** Meh...
*** 30 minutos e logo se vê
**** Pendure o Do Not Disturb na orelha
***** PÁRA TUDO!