Num fim de semana em que arranca o Europeu de andebol e em que se ultimam os preparativos para o primeiro Grand Slam da temporada, com João Sousa como cabeça de série na Austrália, as emoções futebolísticas lá por fora estão quase todas concentradas num domingo excecionalmente forte.

Dito de outra forma: talvez não seja má ideia aproveitar o sábado para compromissos familiares, e outros, que o dia seguinte vai ser de intensa prática de «zapping» e «mapling». Ainda assim, não pense que o sábado é totalmente desprovido de jogos de alta voltagem: há pelo menos dois que incluímos no nosso menu de indispensáveis.

Sábado
Chelsea-Everton (BTV 2, 15 h) ****


Razões para ver: É certo que a saída de Mourinho retirou o foco português aos jogos do Chelsea, mas continua a ser fascinante ver como uma equipa campeã há seis meses pode permanecer na segunda metade da tabela já bem depois de virado o meio do campeonato. Desde que chegou a Stamford Bridge, Hiddink ainda não viu a sua equipa perder – três empates e duas vitórias - e esta é uma boa oportunidade para os jogadores do Chelsea acertarem contas com os toffees: na primeira volta, foi a derrota por 3-1 em Goodison Park, com um hat-trick do suplente Naismith, que abriu portas para uma crise de dimensões inacreditáveis.

Nápoles-Sassuolo (BTV 2, 19.45) ***


Razões para ver: Desde a era Maradona que o Nápoles não virava a primeira volta como líder da série A. Mas, saudosismos à parte, tem valido a pena dedicar algum tempo a seguir os jogos de Higuaín, Hamsik, Insigne e Callejón. De resto, mesmo tendo pela frente uma das sensações desta temporada, com legítimas ambições a um lugar europeu, esta pode ser uma jornada muito lucrativa para os napolitanos, face às saídas difíceis de Juventus, Inter e Fiorentina, os perseguidores mais próximos. Mas atenção: o Sassuolo é uma das duas equipas que venceram o Nápoles nesta edição da série A.

Domingo
Liverpool-Manchester United (14.05, BTV 2) *****


Razões para ver: Arrumados os jogos de sábado, fique já com uma certeza: se tiver de ver apenas um jogo neste fim de semana, escolha este. Sim, a hora do pontapé de saída atrapalha um pouco os planos de almoço, e nesta altura da temporada é difícil imaginar que Liverpool e Manchester United estejam envolvidos na discussão do título. Mas é esse o grande mérito dos clássicos: resistem a quase tudo, mesmo a anos sucessivos de desaires e deceções. Historicamente, os dois clubes com mais títulos do futebol inglês são também os maiores rivais. E com técnicos de estilos tão contrastantes como Klopp e Van Gaal, mesmo que as coisas no relvado estejam pouco animadas – o que não é provável, se nos lembrarmos do jogo da primeira volta e do recente Liverpool-Arsenal – vai sempre valer a pena dar uma espreitadela à ação nos bancos.

Real Madrid-Sp. Gijón (15 h, SportTV 2) ****


Razões para ver: A entrada em cena do «mister» Zidane, há uma semana, não podia ter sido mais impressionante, com a goleada ao Corunha (5-0) a ser a melhor estreia de um técnico merengue em mais de 50 anos. O primeiro motivo de curiosidade para esta nova apresentação dos merengues perante os seus adeptos passa, assim, por ver se é possível manter a intensidade da estreia, perante um forte candidato à despromoção, que já não ganha há mais de um mês – mas que na primeira volta obrigou o Real a ceder um nulo algo embaraçoso. O outro fator de curiosidade para os portugueses passa por ver se Cristiano Ronaldo consegue o(s) primeiro(s) golo(s) de 2016, depois de dois jogos em branco com Valencia e Corunha.

Stoke City-Arsenal (16.15, BTV 2) ****


Razões para ver: Após onze anos a ver passar os comboios, os adeptos dos «gunners» começam a acreditar que desta vez pode mesmo ser, tanto mais que Manchester City e United vão exibindo fragilidades inesperadas e o Chelsea desistiu do título por falta de comparência. Para ajudar, Özil anda mais desequilibrador do que nunca e Giroud lá vai acertando com a baliza. Mas o Stoke está na corrida a um lugar europeu, e nomes como Arnautovic, Affelay, Bojan, Shaqiri e Van Ginkel, todos com passagens por grandes clubes, são capazes de derrotar qualquer equipa, num dia bom – Man. United, Man. City e Chelsea que o digam.

Barcelona-At. Bilbao (19.30, SportTV 2) ****


Razões para ver: As do costume – Messi, Suarez e Neymar, ajudados por Iniesta e, agora, Arda Turan a ajudar à festa. Os catalães ainda têm um jogo em atraso, por força da participação no Mundial de clubes, mas é difícil não lhes atribuir estatuto de principais favoritos à revalidação do título. À hora do jogo, já se sabe que o At. Madrid tropeçou em Las Palmas, mas contas e pontos à parte, será sempre um espectáculo a não perder – e para os mais esquecidos, o At. Bilbao já ganhou ao Barcelona, esta época, por uns embaraçosos 4-0. Mas isso foi antes de a máquina MSN entrar nos eixos…

Milan-Fiorentina (19.30, BTV 2) ****
Razões para ver: A derrota caseira da equipa de Paulo Sousa, com a Lazio, sugeriu que o estado de graça pode estar perto do fim. Por outro lado, na última visita a San Siro, a Fiorentina dinamitou o Inter com um recital de contra-ataque – e este Milan não é propriamente um modelo de solidez defensiva. O certo é que nova jornada a marcar passo seria a confirmação de um arranque de ano novo complicado para a melhor equipa «viola» dos últimos anos.

Se este menu não for suficiente para os seus gostos, fique com os outros diretos do fim de semana de futebol estrangeiro:

Sexta-feira
Nice-Angers (BTV 2, 19.30) *

Sábado
Tottenham-Sunderland (BTV 2, 12.45) ***
Sevilha-Málaga (SportTV 2, 15 h) ***
Celta-Levante (SportTV 2, 17.15) **
Aston Villa-Leicester (BTV 2, 17.30) **
Villarreal-Bétis (SportTV 2, 19.30) **
Real Sociedad-Deportivo (SportTV 2, 21.05) **

Domingo
Valencia-Rayo Vallecano (SportTV 2, 11 h) ***
Génova-Palermo (BTV 2, 11.30) **
Feyenoord-PSV (SportTV 1, 13.30) **
Gent-Anderlecht (SportTV 5, 13.30) *
Las Palmas-At. Madrid (17.15, SportTV 2) ***